Maceió recolhe mais de 100 toneladas de resíduos após chuvas no final de semana

Publicado em 19/05/2025, às 09h38
Além de atender demandas de emergência, órgão trabalha de forma preventiva em outras situações - Foto: Secom Maceió

TNH1

Mais de 100 toneladas de resíduos foram coletadas e ao menos 15 quedas de árvores foram registradas durante esse final de semana, dias 17 e 18 de maio, em Maceió, informou a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), que devido às fortes chuvas que atingiram a capital está atuando de forma mais intensa em serviços preventivos por toda a cidade.

LEIA TAMBÉM

Locais críticos, mapeados anteriormente pelo órgão, recebem limpeza, desassoreamento, poda e supressão de árvores visando inibir acidentes e transtornos para a população.

Além das demandas emergenciais, a Alurb também trabalha com as podas e supressões preventivas. Em grotas, córregos e canaletas, mais de 30 agentes atuam na limpeza, facilitando o escoamento das águas pluviais, evitando alagamentos.

Um dos locais que recebe mais atenção devido ao período chuvoso é a Foz do Riacho Salgadinho, na Praia da Avenida. Devido à quantidade de canais que desaguam no riacho, diversos resíduos, descartados de forma irregular, acabam indo parar na orla. Na área, cerca de 25 agentes de limpeza trabalham intensamente na varrição e recolhimento de itens como latas, garrafas de vidro, papelão, sacolas plásticas, dentre outros. 

Para Moacir Teófilo, diretor-presidente da Alurb, são serviços que devem ser ampliados devido a sua importância e visando evitar transtornos neste período.

"Sabemos que o período chuvoso traz consigo algumas dificuldades. Nosso papel é atuar para minimizar essas situações e evitar que as pessoas passem por perigos ou transtornos", disse.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Defesa Civil de Maceió orienta população para identificar riscos estruturais em residências Bairros de Maceió mapeados em áreas de risco devem receber vistorias técnicas em maio Concessionária de gás é autuada após obra irregular colocar motoristas e pedestres em risco Novas regras na faixa de areia: ambulantes da orla de Maceió são orientados sobre mudanças