Maceió registra 2 mil novos casos de Aids; ranking mostra bairros com maiores números

Publicado em 10/05/2017, às 11h55

Redação

Mais de dois mil casos de pessoas com Aids foram notificados em Maceió entre os anos de 2007 e 2016. Desse total, 571 já morreram. Os dados são de um levantamento feito pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan Net), divulgado ao TNH1 pela Secretaria Municipal de Saúde.

LEIA TAMBÉM

O resultado é considerado preocupante pela Gerência de Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis da SMS, porque pressupõe um número muito maior de pessoas infectadas com o vírus HIV.

O que chama atenção para a pesquisa é a revelação dos bairros com maior incidência da doença. Jacintinho aparece em primeiro lugar com 214 novos casos descobertos no período do levantamento. Em seguida, vem o Benedito Bentes, com 165, e o Clima Bom, com 71 (veja tabela abaixo).

Na tentativa de reduzir esse número e antecipar o tratamento das pessoas infectadas, a secretaria oferta testes rápidos e distribui preservativos por meio de equipes do Consultório na Rua. Também há promoção de atividades educativas em escolas e comunidades, manutenção de Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) itinerantes para diagnóstico precoce, além da capacitação de profissionais e universitários das áreas de saúde para a abordagem específica junto às áreas mais vulneráveis.

Aids x HIV

Os portadores do HIV (vírus) só desenvolvem a síndrome (Aids) quando os micro-organismos não conseguem mais se defender das doenças provocadas por fatores externos. Isso acontece após a infecção pelo HIV parar o funcionamento das células, deixando deficiente o sistema imunológico.

As pessoas que vivem com Aids são atendidas exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como prevê a legislação. Em Maceió, esse atendimento é realizado pelas unidades PAM Salgadinho (Bloco I), Hospital Escola Hélvio Auto (HEHA) e Hospital Universitário (HU).

O paciente tem direito a receber medicamentos básicos, e também medicamentos e equipamentos de alto custo, que mantenham sua vida e sua saúde.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa proíbe quatro marcas de suplementos alimentares; saiba quais Vai viajar? Cardiologista alerta quem tem problemas cardíacos Cientistas identificam novo subgênero do coronavírus em morcegos brasileiros Ministério da Saúde confirma presença do vírus da Gripe K no Brasil