Maceió registra quase 3 mil picadas de escorpião somente em 2025

Publicado em 24/07/2025, às 11h15
- Foto: Ascom SMS

TNH1 com Secom Maceió

A capital Maceió registrou, somente neste ano de 2025, 2.795 casos de picadas de escorpião. O número reforça a importância da atenção da população nesse período de temperaturas mais amenas.

LEIA TAMBÉM

Aliado às temperaturas mais baixas, o aparecimento de escorpiões costuma ocorrer em áreas urbanas, especialmente em locais com acúmulo de entulho, lixo e restos de construção. Por isso, a Secretaria de Saúde de Maceió (SMS), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, reforça as orientações para prevenir acidentes com escorpião e saber como agir em caso de picada.

De acordo com Rosicleide Barbosa, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, é fundamental procurar ajuda médica imediatamente. 

“Em caso de picada, a orientação é procurar uma das UPAs — Jacintinho, Tabuleiro ou Trapiche da Barra — para atendimento. Se possível, a vítima da picada deve levar o escorpião para que o profissional de saúde possa identificar a espécie”, orienta.

A atuação dos agentes de combate às endemias na inspeção de imóveis e ações educativas junto à população também envolve iniciativas preventivas contra escorpiões. Segundo o veterinário Charles Nunes, da Gerência de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos, a equipe realiza vistoria nos locais, busca vestígios e conversa com os moradores. Quando há presença de escorpião, o animal é capturado e encaminhado à Unidade de Controle de Zoonoses (UVZ) de Maceió.

Mas, como reforça o profissional, o trabalho vai além da eliminação: é essencial sensibilizar os moradores sobre os cuidados dentro de casa.

“Entre as principais recomendações de prevenção estão a eliminação de entulhos e restos de obra nos quintais e terrenos baldios, manter o lixo bem acondicionado e evitar o acúmulo de materiais desnecessários. Instalar telas em ralos, frestas e caixas de gordura também é uma medida eficiente, além de revisar roupas, toalhas, lençois e calçados antes de usá-los, especialmente se estiverem guardados por muito tempo”, ressalta Charles Nunes.

A atenção aos cuidados simples pode fazer a diferença na proteção da família e da vizinhança. A SMS segue com as ações de orientação e controle, mas reforça que a participação da população é indispensável para reduzir os riscos de acidentes com escorpiões e garantir mais segurança para todos.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF e MP/AL acompanham evolução das obras de mobilidade urbana previstas em acordo judicial com Braskem Instalação de passarela fecha trecho da Av. Durval de Góes Monteiro neste domingo (07) Paciente acamado em situação de risco é resgatado pelo Samu em Garça Torta Confira os horários dos shoppings e do Centro no feriado de Nossa Senhora da Conceição