Maceió retoma ensino 100% presencial nesta segunda-feira (14)

Publicado em 14/02/2022, às 13h04
Pedro Farias/Secom Maceió -

Secom Maceió

Mais de 50 mil alunos da rede municipal de ensino de Maceió retornaram às aulas 100% presenciais nesta segunda-feira (14). O momento tão esperado acontece após quase dois anos de ensino remoto e/ou híbrido por conta da pandemia de Covid-19. O novo momento era esperado pelos pais, alunos e toda a comunidade escolar.

LEIA TAMBÉM

Os corredores e salas de aulas da Escola Municipal Nosso Lar I, na Ponta Grossa, antes vazios, foram preenchidos com a alegria e energia dos alunos. Ainda tímidos por passarem tanto tempo fora, os estudantes foram bem recepcionados pelos professores e funcionários.

Natalia, de 8 anos, é aluna do 3° ano e estava muito feliz em voltar para a escola. “Senti falta das professoras, dos meus colegas, das pessoas que fazem a nossa comida, da diretora, da coordenadora e de todo mundo da escola! Ficamos muito tempo afastados e poder estar com todo mundo de novo é muito legal”, revelou a menina.

Já Francisco, de 10 anos, estudava em escola particular e está começando agora os estudos na rede municipal na Nosso Lar I. Animado, ele falou da ansiedade com a nova escola. “Meu pai falava muito daqui, que seria um bom lugar e que iria aprender bastante. Por isso, eu já sentia que ia ser muito bom estudar aqui. Espero fazer novos e muitos amigos!”, disse.

A felicidade não é só dos estudantes, mas também dos pais, que passaram esses últimos anos angustiados com o impacto negativo no rendimento dos filhos. Iraniely Gomes, é mãe de Iranyara, de apenas 6 anos, e conta as dificuldades enfrentadas pela filha.

“Estamos muito aliviados, depois de dois anos só com estudos on-line. Esse retorno vai contribuir e muito para a educação das crianças. Iranyara é uma menina muito ativa e esse tempo foi muito ruim pra ela sem poder socializar com os amiguinhos. Ela sentiu muita falta e agora, graças a Deus, vai voltar a essa rotina escolar, que também faz toda a diferença na qualidade do seu aprendizado”, pontuou a mãe.

Os últimos dois anos foram de incertezas, aprendizados e desafios principalmente para o corpo docente da rede municipal. “A sala de aula é meu melhor lazer, então, voltar a sentir a energia dos alunos é tudo de bom! Esses dois anos foram muito difíceis para mim, porque eu não entendia quase nada de tecnologia, e precisei recriar tudo que eu conhecia para que eles não perdessem a motivação. O desafio foi ainda maior com crianças de famílias mais carentes, com dificuldades de acesso a eletrônicos que possibilitassem o aprendizado ou que os pais não pudessem dar o devido suporte com dúvidas e determinadas atividades”, contou Mariza da Silva é professora do 3º ano da Escola Nosso Lar I.

A professora também falou, confiante, das expectativas para o futuro. “Eu espero que as coisas melhorem, não apenas para a Educação, que sofreu uma perda incalculável. Vai ser difícil e vamos levar alguns anos, mas que a gente consiga almejar uma educação de qualidade para eles, que será construída todos os dias”, deseja.

O Secretário de Educação de Maceió e professor Elder Maia, destacou o trabalho realizado para esta retomada tão importante e esperada.

“É um grande dia, que marca o retorno 100% presencial para a rede municipal de ensino de Maceió. Foi um longo caminho, de muito trabalho e providências para chegarmos aqui, hoje, em segurança e com grandes melhorias estruturais. Ampliamos o transporte escolar, melhoramos a qualidade da alimentação, renovamos 80% das mobílias, contratamos novos 576 profissionais... Um conjunto de aspectos que impactam diretamente e para melhor na vida dos alunos e suas famílias”, celebrou.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Matrícula online para estudantes novatos da rede estadual inicia nesta segunda (08) Uneal abre seleção para portadores de diploma com ingresso em 2026 Alagoas tem maior taxa de analfabetismo do país; Maceió lidera entre as capitais Provas de seleção para cinco cursos do Ifal são anuladas; entenda