Maceió se destaca como uma das capitais mais transparentes no combate à pandemia

Publicado em 15/08/2020, às 17h39
O secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô | Divulgação -

TNH1

Investimento de recursos de forma transparente e disponibilização de dados para a população coloca Maceió entre as capitais mais transparentes no combate à Covid-19

LEIA TAMBÉM

Com diversos investimentos da saúde municipal no combate à pandemia da covid-19, Maceió conquistou o 4° lugar nacional e 2° lugar no Nordeste, no ranking que mede o desempenho da transparência de dados relacionados ao novo Coronavírus. A avaliação é da organização Open Knowledge Brasil (OKBR), que avalia a qualidade dos dados e informações relativos à pandemia que têm sido publicados pela União. 

No período de 14 a 26 de agosto, a capital alagoana alcançou 92 pontos, subindo quatro pontos desde a última avaliação, realizada no dia 29 de julho, na qual somava 88 pontos. Ocupando o 4° lugar, Maceió fica atrás apenas de Manaus (AM), Vitória (ES) e João Pessoa (PB).

De acordo com o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, o bom desempenho de Maceió está relacionado ao empenho da gestão nas ações relacionadas ao combate à Covid-19."Estamos diuturnamente trabalhando no combate a pandemia e promover a transparência é outro cuidado que devemos ter, afinal a população precisa ter acesso às informações, e a gestão tem que cumprir o seu papel de investir o recurso adequadamente", destaca o gestor.

Os recursos destinados ao combate à pandemia na capital foram investidos na ampliação de leitos de internação, aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), insumos e equipamentos de uso permanente para as Unidades de Referência em Síndromes Gripais, contratação de profissionais, aquisição de testes, medicamentos, materiais de limpeza e locação de ambulâncias.

Critérios utilizados na avaliação

Alguns dos critérios utilizados para a avaliação dos índices de transparência foi a publicação diária dos casos notificados da doença, evolução e série histórica desses casos, com detalhamento de suspeitos, confirmados, descartados e óbitos. A esses dados também foram associados a faixa etária mais acometida pela Covid-19, o sexo, a presença de doenças preexistentes, raça/cor, etnias indígenas e profissionais de saúde.

Outro critério importante foi a disponibilização da quantidade de testes aplicados e disponíveis para a população, assim como a capacidade de testagem do município, de leitos clínicos e de UTI existentes. O detalhamento da ocupação desses leitos e quantidade casos da doença por unidade de saúde também foram critérios importantes para garantir a avaliação positiva do município. 

Acesso aos dados

A forma de acesso aos dados relacionados à Covid-19 disponibilizados por Maceió ajudou a capital a subir no ranking da transparência da Open Knowledge Brasil (OKBR). A Diretoria de Vigilância em Saúde (SMS) atualiza diariamente no portal da Prefeitura de Maceió os Boletins Epidemiológicos e o Painel Covid-19, duas importantes ferramentas de acesso aos dados pela população.

A existência desses painéis de visualização pública e de etapas de navegação necessárias para que todas as informações sobre Covid-19 sejam encontradas, assim como a possibilidade de download desses dados de painéis e boletins e a explicação detalhada da fonte de dados e informações, foram fundamentais para a avaliação positiva de Maceió.

Os painéis e boletins podem ser acessados em: http://www.covid19.maceio.al.gov.br/pages/principal.faces e http://www.maceio.al.gov.br/sms/boletim-coronavirus/

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros controlam incêndios em imóveis na parte alta de Maceió; veja fotos Incêndio causado por curto-circuito destrói residência no bairro Feitosa, em Maceió Corpo encontrado boiando em Praia de Ipioca era de homem que havia ido pescar Banhistas recebem pulseiras de identificação nas praias de Maceió e do Francês