Maceió sedia Congresso Nacional de Magistrados

Publicado em 25/05/2018, às 09h52

Redação

O prefeito Rui Palmeira participou, na noite desta quinta-feira (24), da solenidade de abertura do XXIII Congresso Brasileiro de Magistrados, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no Jaraguá. O evento é realizado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e traz como tema desta edição “A politização do Judiciário ou a judicialização da política?”. Esta é a segunda vez que o congresso acontece na capital alagoana, após um intervalo de 41 anos entre as edições.

LEIA TAMBÉM

“Após 40 anos, Maceió tem o prazer em receber este grande evento novamente, do qual a Prefeitura é parceira na realização. Estamos recebendo mais de mil magistrados de todo o Brasil que irão discutir os rumos do poder judiciário, os rumos do país. Temos visto que o judiciário tem estado no foco de decisões importantes e esperamos que aconteçam bons debates em prol da melhoria da magistratura”, disse o prefeito Rui Palmeira.

O ministro e vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, foi um dos homenageados durante a solenidade de abertura do congresso. Toffoli destacou que o protagonismo do poder judiciário se dá pela força da sociedade e é sua forma de buscar que o Estado e instituições públicas se manifestem e busquem soluções justas para o país.

O presidente da AMB, Jayme de Oliveira, explicou a escolha do tema do congresso.”É a principal questão que pretendemos responder, pois todos os temas relevantes ao Brasil têm chegado ao judiciário e ao mesmo tempo nós percebemos uma politização da justiça e a judicialização da política. Por isso escolhemos esse momento para colocar este tema em discussão e debatê-lo, seja no ambiente jurídico, filosófico, científico ou cultural”, pontuou.

“Nós magistrados iremos discutir amplamente o tema principal do nosso congresso durante três dias. O objetivo é que o assunto seja do conhecimento de todos, do jurista ao cidadão, onde alguns temas serão trabalhos de forma mais direta e outros de forma indireta, colocando em análise o processo de judicialização e a politização em torno de assuntos pertinentes. Mas para se chegar a um denominador comum é necessário a união de todos em torno do mesmo propósito e só assim conseguiremos vencer os desafios encontrados nesse processo de construção através do congresso”, informou o presidente da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), Ney Alcântara.

O evento acontece durante toda a sexta-feira e vai até o meio-dia do sábado (26). São aguardadas as presenças da presidente do STF, Cármem Lúcia, e da procuradora-geral, Raquel Dodge. O prefeito Rui Palmeira voltará ao congresso nesta sexta-feira (25) para participar do painel “A judicialização no Poder Executivo”.

Turismo

O XXIII Congresso Brasileiro de Magistrados trouxe para Maceió mais de mil pessoas que irão conhecer a gastronomia, a cultura e belezas naturais durante os três dias de evento, movimentando a economia do município.

Confira a programação completa aqui.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Dupla é flagrada invadindo clínica médica na Ponta Verde e causa prejuízo de R$ 5 mil Prefeitura de Maceió abre inscrições para atuação de ambulantes no Réveillon 2026 Portuários fecham entrada do Porto de Maceió em greve por reajuste de salário Vídeo mostra momentos antes de acidente que vitimou nutricionista na Av. Menino Marcelo