Maceioense poderá observar o eclipse da superlua por telescópio

Publicado em 27/09/2015, às 07h59
-

Redação

Superlua poderá ser vista esta noite (Crédito: Imagem Ilustrativa)

O Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL), mantido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), estará aberto especialmente neste domingo (27) a partir das 20h, para receber as pessoas que queiram observar o eclipse da superlua.

A observação em pelo menos três telescópios é gratuita e o observatório fica no final do Cepa, na Avenida Fernandes Lima, no bairro do Farol, em Maceió.

De acordo com o professor Adriano Aubert, coordenador do OAGLL, o fenômeno pode ser visto a olho nu e deve começar por volta das 21h11 de domingo, terminando na madrugada de segunda-feira (28) por volta das 2h22 da manhã.

Apesar de começar por volta das 21h11, o fenômeno só será percebido com maior impacto a partir das 22h30, quando metade da lua estará encoberta pelo eclipse. O momento de maior escuridão será entre 23h11 e 00h23.

“Além do observatório, será possível visualizar o eclipse de qualquer ponto de Maceió”, destacou o professor Aubert. Segundo ele, paralelamente ao evento, o observatório realizará algumas atividades. “Vamos tirar fotos, fazer a cronometragem da cratera lunar e medir o grau de escurecimento do fenômeno”, informou o professor.

OAGLL - O Observatório Astronômico do Cepa, como é conhecido o OAGLL, integra o Centro de Ciência e Tecnologia da Educação (Cecite) e está em operação desde abril de 2009, tendo por finalidade desenvolver ações de ensino, divulgação e popularização da Astronomia.

O espaço, que promove atividades em parceria com a Usina Ciência da Ufal e Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (Ceeal), está aberto para a visitação pública todas terças, quintas e sábados das 19h às 22h.



Fonte: Assessoria Seduc


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer