Revista Crescer
Um dia em família colhendo frutas vermelhas no interior da Suécia se transformou em um calvário médico quando uma mãe descobriu um carrapato preso aos cílios de sua filha. Alessandra Paiusco, de Uppsala, compartilhou a descoberta em uma publicação no TikTok, com uma imagem em close mostrando o inseto alojado na linha dos cílios de sua filha de 1 ano.
LEIA TAMBÉM
A mulher de 33 anos disse à Newsweek que estava de férias em uma fazenda a cerca de uma hora de Uppsala com seus pais, Marco, 63, e Lea, 57, e seus filhos Leonidas, de quase 3 anos, e Olympia. "Fomos à floresta colher mirtilos — na verdade, estávamos torcendo por cogumelos chanterelles", disse ela, referindo-se aos tão procurados cogumelos comestíveis amarelo-alaranjados. "Eu me derreti vendo as crianças se conectando enquanto comiam frutas vermelhas", completou.
Quando a família voltou para casa, ela examinou a si mesma e às crianças em busca de carrapatos, mas não notou nenhum até a manhã seguinte, quando viu um "imediatamente" na linha dos cílios de Olympia. Carrapatos são pequenos parasitas sugadores de sangue que se fixam em humanos e animais, geralmente se escondendo em dobras da pele, linha do cabelo ou até mesmo nos cílios. Comuns em áreas arborizadas e gramadas, eles podem transmitir doenças graves.
"Fiquei honestamente chocada e, para ser completamente honesta com você, enojada também", disse a mãe de dois filhos. Sem saber o que fazer, ela pediu ao dono da fazenda que confirmasse o que estava vendo. Eles recomendaram que ela fosse até o posto de saúde mais próximo em Tierp, a cerca de 45 minutos de distância. Embora a remoção de carrapatos seja comum na Suécia, a localização do carrapato de Olympia tornou impossível a extração em casa.
Ela tirou a foto que apareceu em sua postagem nas redes sociais para mostrar aos pais a localização "perfeitamente escondida" do carrapato. "Mesmo que eu tenha tomado as precauções necessárias para evitar carrapatos, eles devem ter saltado, talvez das roupas ou do carro, para o olho do bebê durante a noite", explicou ela. No hospital, o calvário durou duas horas. "Olympia estava compreensivelmente apavorada, então tivemos que segurá-la", disse.
"Primeiro, eu a segurei, mas ela estava chutando, então duas enfermeiras tentaram usar uma espécie de 'laço', mas não funcionou. Tentamos dessa forma três vezes, com muitos rasgos e pausas para amamentar entre eles. No final, tive que literalmente lutar com ela na cama macia, e uma enfermeira muito determinada chamada conseguiu remover com pinças de médicos tradicionais." Embora a experiência tenha sido difícil no momento, Olympia se recuperou rapidamente.
"[Ela] não percebeu até que precisássemos tirá-lo, mas ganhou uma zebra fofa da enfermeira, então se recuperou rapidamente", disse a mãe. Ao postar sobre sua experiência, ela espera que sua história aumente a conscientização sobre a segurança contra carrapatos. "Os carrapatos podem transmitir doenças que podem apresentar sintomas mais tarde, então, se você apresentar sintomas e estiver aproveitando o ar livre, é importante lembrar de contar ao seu médico, porque pode ser uma doença relacionada a carrapatos", disse ela.
Doenças transmitidas pelo carrapato
Os carrapatos podem transmitir várias doenças tanto para humanos quanto para animais. Algumas das principais no Brasil e no mundo são, transmitidas a humanos são:
LEIA MAIS