Maia determina instalação de comissão para analisar restrição do foro

Publicado em 04/05/2018, às 14h57

Redação

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), determinou nesta quinta-feira (3) a instalação da comissão especial que vai analisar a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que restringe o foro especial.

LEIA TAMBÉM

Também na quinta, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu, por unanimidade, restringir o foro especial: passarão a tramitar em instâncias superiores só os processos que tiverem ligação com o mandato e forem relacionados a crimes supostamente cometidos no período dele.

A comissão especial havia sido criada por Maia em dezembro de 2017, mas ainda não tinha sido instalada porque os partidos não haviam indicado seus membros. Ela é a fase final da tramitação da PEC antes de o texto ir para votação no plenário da Casa.

A reunião de instalação deve ocorrer na quarta (9).

Mesmo que a comissão aprove rapidamente o projeto, a deliberação em plenário não deve ocorrer em 2018. Em primeiro lugar, porque a votação de emendas à Constituição está suspensa enquanto durar a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro -cujo decreto prevê que se estenda até dezembro deste ano.

Mesmo que o projeto pudesse ser votado, no entanto, haveria dificuldades para sua aprovação (que deve ser em dois turnos, com apoio mínimo de 308 deputados). A Câmara vem enfrentando dificuldades para aprovar projetos de relevância, e em ano eleitoral, é pouca a disposição dos parlamentares para a votação de matérias polêmicas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Câmara aprova regime de urgência para projeto que cria o “imposto do congestionamento” Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado