Maio Amarelo: HGE e Samu realizam ação na orla de Maceió no domingo

Publicado em 02/05/2018, às 14h16

Redação

LEIA TAMBÉM

Referência nos atendimentos de trauma em Alagoas, o Hospital Geral do Estado (HGE), em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), realiza neste domingo (6), na rua fechada da orla da Ponta Verde, um evento de prevenção aos acidentes de trânsito. A ação será realizada em alusão à Campanha Maio Amarelo – que alerta sobre os perigos no trânsito – e vai acontecer a partir das 8h, disponibilizando serviços como aferição de pressão, testes de glicemia e de HIV, além de orientações sobre prevenção a traumas graves.

De acordo com o médico cirurgião Amauri Clemente, o evento visa atrair a atenção da sociedade para a gravidade dos traumas decorrentes de acidentes no trânsito. Isso porque, em 2016, o HGE atendeu 9.425 pessoas com algum tipo de trauma relacionado a acidentes de trânsito. Destes, 4.222 envolveram motos, 3.269 colisões, 1.038 atropelamentos, 612 acidentes com bicicletas e 284 capotamentos.

No ano passado o número de pacientes que deram entrada no HGE por envolvimento em acidentes de trânsito diminuiu, mas, ainda foi elevado, contabilizando 7.799 pacientes. Destes, 3.555 foram relacionados a motos, 2.614 colisões, 792 atropelamentos, 514 acidentes com bicicletas e 324 capotamentos.

Para os quatro primeiros meses de 2018, o HGE apresenta 2.640 acidentados nas vias alagoanas. Foram 1.162 envolvidos com motos, 921 colisões, 251 atropelamentos, 202 acidentes de bicicleta e 104 capotamentos.

Segundo o cirurgião Amauri Clemente, a prevenção ao trauma ainda é a melhor maneira de evitar este mal, que é responsável pela incapacitação de jovens até os 44 anos de idade. “Os acidentes envolvendo motociclistas são os mais graves e com maior ocorrência na unidade hospitalar, mas, a celeridade no atendimento de emergência e a realização de procedimentos eletivos devolvem a saúde a muitos pacientes”, ressaltou.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Dupla é flagrada invadindo clínica médica na Ponta Verde e causa prejuízo de R$ 5 mil Prefeitura de Maceió abre inscrições para atuação de ambulantes no Réveillon 2026 Portuários fecham entrada do Porto de Maceió em greve por reajuste de salário Vídeo mostra momentos antes de acidente que vitimou nutricionista na Av. Menino Marcelo