Maior superlua de 2019 poderá ser observada hoje

Publicado em 19/02/2019, às 16h08
Lua | Pixabay -

VEJA.com

Nesta terça-feira, 19, cidades de todo o mundo poderão apreciar no céu a maior superlua do ano de 2019. Durante o fenômeno, a Lua pode parecer até 30% maior e 14% mais brilhante.

LEIA TAMBÉM

A superlua ocorre quando o perigeu lunar – ponto da órbita em que o satélite está mais perto da Terra – coincide com a fase cheia da Lua. Hoje, quando atingir essa posição o satélite estará a cerca de 356.761 quilômetros da Terra, segundo a Nasa. A distância média normal entre nosso planeta e a Lua é de 384.000 quilômetros.

A Lua estará completamente cheia nesta terça-feira a partir de 12h54 do horário de Brasília.

No Brasil, contudo, só será possível avistar o fenômeno com o nascer da Lua, que varia de acordo com a localização da cidade. Em São Paulo, acontece às 19h02, em Natal, no Rio Grande do Norte, às 17h56.

Assim como todas as observações de espetáculos celestes, o melhor é sempre procurar um local com poucas luzes para não atrapalhar a visualização. Um horizonte livre de obstáculos, como prédios e construções, também é recomendável.

O fenômeno desta noite é tão raro porque, além de ser a maior superlua do ano, a estimativa é de que a Lua só esteja ao mesmo tempo em sua fase cheia e tão próxima do nosso planeta novamente em 2026.

Essa é a segunda superlua do ano – a primeira ocorreu em 21 de janeiro. O próxima e último fenômeno semelhante de 2019 está previsto para 21 de março.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto