Mais 33.880 doses de vacinas contra a Covid chegam a Alagoas nesta quarta-feira (11)

Publicado em 11/08/2021, às 10h22
Thiago Duarte/Agência Alagoas -

Agência Alagoas

Alagoas recebe, nesta quarta-feira (11), mais uma remessa de imunizantes contra a Covid-19. Segundo o Ministério da Saúde (MS), serão 33.880 doses, sendo 16.380 da Pfizer, que devem desembarcar no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares às 16h40, e 17.500 da AstraZeneca, com previsão de chegada às 16h50.

LEIA TAMBÉM

Em seguida, as doses serão encaminhadas até a sede do Programa Nacional de Imunização (PNI/AL), no bairro Farol, em Maceió. No órgão, que é vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), serão contabilizadas, terão a temperatura aferida e ficarão armazenadas até o início da distribuição, que deve ser iniciado nesta quinta-feira (12).

Conforme ocorre desde o dia 19 de janeiro deste ano, quando a primeira remessa de vacinas contra a Covid-19 chegou a Alagoas, a retirada pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMS) deverá ocorrer após requisição por meio do Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES). Também é exigido, segundo protocolo do PNI/AL, que os 102 municípios alagoanos façam a solicitação oficial através  de e-mail.

No caso dos 56 municípios da I Macrorregião de Saúde, que engloba a Maceió e as cidades dos Litorais Norte e Sul, Zona da Mata e Vale do Paraíba, o agendamento deve ocorrer através do endereço redefrioalagoas@gmail.com . Já quanto aos 46 municípios da II Macrorregião de Saúde, que envolve o Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, o endereço é o creadiarapiraca@gmail.com .

Balanço

Desde o último dia 19 de janeiro, até esta quarta-feira (11), Alagoas já aplicou 2.061 789 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 1.443.901 pessoas vacinadas com a primeira dose e 617.888 com a segunda ou dose única. O Estado já recebeu, do Ministério da Saúde, 2.707.560 doses das vacinas – CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen.

“Já está comprovado que as vacinas são seguras e eficazes, uma vez que Alagoas está avançando na vacinação e, consequentemente, reduzindo a curva de contágio do novo coronavírus, o que pode ser atestado na queda da ocupação diária dos leitos hospitalares exclusivos para pacientes com a Covid-19. Então, reforço o chamamento para que todo alagoano seja vacinado quando chegar a sua vez”, reforçou o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa deve se manifestar nas próximas semanas sobre duas novas rivais do Ozempic Secretaria de Saúde alerta para riscos de desidratação e queimaduras durante o Carnaval Santa Casa suspende atendimentos de obstetrícia para usuários de plano de saúde; veja qual Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados