Pedro Acioli*
A disputa pelo acesso à primeira divisão do Campeonato Brasileiro promete emoção até o final da Série B deste ano. Com o término da 34ª rodada, 11 clubes ainda possuem chances matemáticas de classificação para a Série A 2026. O CRB, que venceu o Atlético-GO no último domingo (26), viu a probabilidade de acesso crescer, apesar de o sonho ainda ser considerado distante pelo grau de dificuldade com a combinação de resultados.
LEIA TAMBÉM
No momento, o Galo está na oitava posição com 51 pontos, quatro a menos que o Goiás, clube que ocupa a 4ª colocação. De acordo com os cálculos do Gato Mestre, um serviço de estatísticas de futebol, análises e dicas da Globo, o Regatas passou de 2,59% para 4,83% com o triunfo no Estádio Rei Pelé.
Sete times possuem maiores possibilidades, em relação ao CRB, na disputa para chegar na elite nacional. Entre eles, uma das vagas é quase certa. O líder da competição, Coritiba, tem mais de 98% de chance de subir de divisão. Na sequência aparecem Chapecoense (86%), Remo (69%) e Criciúma (41%).
Veja a probabilidade de acesso de cada equipe:
Quantos pontos são necessários para terminar no G-4?
Os cálculos ainda mostram que o clube que conseguir atingir 62 pontos ao final da 38ª rodada tem 90% de chance de acabar o torneio dentro do grupo dos quatro primeiros colocados.
Diante da previsão, o CRB precisa vencer os quatro jogos restantes: Coritiba (fora), Operário-PR (casa), Vila Nova (casa) e Novorizontino (fora).
No entanto, o clube que alcançar a marca de 61 pontos tem mais de 68% de probabilidade de acesso. Utilizando essa métrica, o Alvirrubro necessita de três vitórias e um empate, além de contar com os resultados para combinação.
Probabilidade de acesso com cada pontuação:
*Estagiário sob supervisão
LEIA MAIS