Ascom CBMAL, PC e PM-AL
A Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) apresentou na manhã desta terça-feira (10) o planejamento detalhado de segurança para o Carnaval 2026. O anúncio ocorreu na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello, no bairro do Trapiche.
LEIA TAMBÉM
Serão empregados 4.616 policiais militares e 528 viaturas. As equipes estarão distribuídas em Maceió, na região metropolitana, nos litorais Norte e Sul, além das regiões do Agreste, Sertão e Zona da Mata, priorizando as áreas de maior concentração de festa e público.
Nos dez municípios do Comando de Policiamento da Região Metropolitana, serão utilizados, por dia de festa, 485 policiais militares e 146 viaturas. Entre os pontos de reforço estão o bairro de Jaraguá, em Maceió, e os municípios de Paripueira, Barra de Santo Antônio, Marechal Deodoro, Pilar e Barra de São Miguel.
As cidades como Maragogi, Matriz do Camaragibe, Murici e São José da Laje serão cobertas pelo Comando de Policiamento da Região Norte e Zona da Mata. Nos 22 municípios de atuação, serão utilizados 469 policiais militares e 95 viaturas.
Na região Agreste, o efetivo será concentrado em cidades como Atalaia, Viçosa, Estrela de Alagoas e Quebrangulo, que possuem vários pontos de folia. Um total de 459 policiais e 104 viaturas garantirão a segurança nos 28 municípios da região.
No Sertão, Pão de Açúcar, Delmiro Gouveia, Belo Monte, Piranhas e mais 22 cidades contarão com 327 policiais militares e 63 viaturas. O policiamento na Região Sul empregará 347 PMs e 83 viaturas, cobrindo municípios como Coruripe, Piaçabuçu e Penedo.
O efetivo administrativo das diretorias, seções e batalhões da Corporação também será disponibilizado, evidenciando, assim, a presença policial e a segurança em todo o Estado.
Comando de Missões Especiais
A atuação entre as unidades de área se dará de maneira integrada com as especializadas. Bope, Rotam, Regimento Montado e as Companhias de Raio, de Choque e do Sertão somarão seus efetivos em pontos estratégicos pré-definidos, conforme maior necessidade.
Polícia Civil
Durante o feriado carnavalesco, todas as delegacias regionais estarão de plantão e cerca de 2 mil policiais civis, entre agentes, escrivães e delegados, estarão trabalhando.
Como ocorre tradicionalmente neste período, as férias dos servidores foram suspensas temporariamente, assegurando o atendimento necessário para atender à demanda ampliada.
A escala extraordinária, conforme determinação do delegado-geral adjunto Eduardo Mero, entra em vigor a partir do dia 13 de fevereiro.
Entre as unidades plantonistas estão as Delegacias Regionais e Distritais de municípios como Barra de São Miguel, Marechal Deodoro, Paripueira, Murici, Novo Lino, Viçosa, Maragogi, São Miguel dos Milagres, Penedo, Coruripe, São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios, Arapiraca, Pão de Açúcar, Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia e Piranhas.
Além disso, a Central de Boletins de Ocorrência Plantonista atuará de forma exclusiva na confecção de registros policiais e no atendimento ao turista, com funcionamento concentrado nas bases da Operação Policial Litorânea Integrada (OPLIT) e na delegacia móvel.
Paralelamente, permanecem mantidas as escalas de plantão das Delegacias de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) de Maceió e Região Metropolitana, das Diretorias de Polícia, da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO), da Diretoria de Inteligência Policial (DINPOL), da Corregedoria-Geral da Polícia Civil, da Assessoria de Comunicação (ASCOM), bem como das Seções de Gestão de Frotas, Infraestrutura, Estatística e Análise Criminal, entre outras.
A Central de Flagrantes da Capital seguirá com sua escala ordinária inalterada.
Também permanecem vigentes as escalas regulares das Unidades de Locais de Crimes da Diretoria de Homicídios, da OPLIT, da Delegacia de Proteção ao Turista (DPTur) Aeroporto, do Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (NEAM/CODE), do Grupo Tático da CORE, da Seção de Capturas da DRACCO, da Seção de Informática e Telefonia, do Pátio de Custódia (guincho), além dos demais setores que operam em regime regular de plantão.
Por dia, 221 policiais militares incrementam o efetivo, além de 37 viaturas, 20 motocicletas e 20 conjuntos homem/cavalo.
Atuação do Corpó de Bombeiros
O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) contará, até o dia 17 de fevereiro, com o reforço de 57 viaturas e 80 militares guarda-vidas por dia de Carnaval, representando um aumento de 73% no efetivo diário operacional.
Além disso, os postos de guarda-vidas em todo o estado recebem ampliação estratégica, com o aumento da presença da corporação em pontos de maior risco.
Departamento Estadual de Aviação
O Departamento Estadual de Aviação (DEA) apresentará, nesta quinta-feira (12), às 10h, o planejamento da operação Carnaval 2026. A entrevista coletiva será feita na sede do DEA, no aeroporto Divaldo Suruagy, em Marechal Deodoro.
LEIA MAIS