Mais de 400 telefones roubados serão devolvidos aos donos pela polícia, a partir desta segunda

Publicado em 12/04/2025, às 12h12
Aparelhos foram recuperados pelo Programa Celular Seguro - Foto: Ascom SSP

Redação com assessoria

O programa Celular Seguro da Secretaria de Segurança Pública (SSP) já recuperou mais de 400 celulares em apenas três meses de execução. A restituição desses aparelhos para seus proprietários originais terá início nesta  segunda-feira (14), às 8h, no auditório da Delegacia Geral da Polícia Civil de Alagoas (PC-AL), no bairro Jacarecica, em Maceió.

LEIA TAMBÉM

Neste primeiro momento de devolução, 100 vítimas foram notificadas pelos canais oficiais através do WhatsApp pelos números 0800 729 4593 e (82) 98752-2597. Elas devem comparecer no horário informado, portando um documento de identificação com foto.

A devolução dos demais aparelhos ocorrerá na sede da Secretaria da Segurança Pública a partir da terça-feira (15). A lista completa com os nomes pode ser conferida clicando aqui.

Sobre o Celular Seguro

O programa foi desenvolvido para rastrear e recuperar celulares com restrição de furto, roubo ou perda, utilizando como base boletins de ocorrência e dados fornecidos por operadoras de telefonia, por meio do número IMEI – uma identificação única de cada aparelho. Além de recuperar os dispositivos, o Celular Seguro tem como foco inibir o comércio ilegal e fortalecer o enfrentamento à criminalidade no estado.

A coordenação do programa é feita pelo delegado Sidney Tenório, diretor da Diretoria de Polícia Judiciária 1 (DPJ1), em conjunto com o chefe especial de Inteligência da SSP, Raumário Jerônimo.

O órgão também destaca que a devolução voluntária demonstra boa-fé da pessoa que adquiriu o dispositivo de forma irregular, até mesmo sem saber da situação. Já em casos de má-fé comprovada, poderá haver responsabilização criminalmente por receptação, conforme prevê a legislação.

Perdeu o celular ou foi roubado? Saiba como denunciar!

Em caso de perda ou furto, o registro da ocorrência pode ser feito pela Delegacia Virtual. No momento do registro da ocorrência, é essencial que o cidadão informe o IMEI, que será usado para rastrear o aparelho, e o número da nota fiscal de compra.

A forma mais prática de descobrir o número IMEI do seu aparelho é discando o código universal *#06# no aplicativo de chamadas, o que exibe o IMEI automaticamente na tela. Outra opção é acessar as configurações do dispositivo, navegando até “Sobre o telefone” ou “Informações do status”, onde o número também costuma estar listado. O número também costuma estar impresso na etiqueta da embalagem original do aparelho.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Governador em exercício sanciona reajuste dos servidores do Judiciário de Alagoas Conheça os grandes vencedores do 32º Prêmio Guerreiros da Criação Daqui a pouco começa a maior premiação da publicidade alagoana Alagoas registra menor nível de pobreza da história, aponta IBGE