Mais de 50 pontos contam com aplicação de lonas para proteção de encostas em Maceió

Publicado em 11/04/2026, às 13h49
- Secom Maceió

Assessoria

Ler resumo da notícia

A Defesa Civil de Maceió alcançou a marca de 54 pontos com a aplicação de lonas em áreas de encosta na capital, estratégia fundamental para reduzir a infiltração de água no solo e minimizar o risco de deslizamentos em regiões vulneráveis.

LEIA TAMBÉM

O último levantamento realizado pelo setor operacional indicou que foram instalados 8.456 metros quadrados de lonas, distribuídos em 54 pontos de aplicação, todos referentes a novas colocações, sem necessidade de recolocação até o momento.

A aplicação de lonas atua como uma barreira de proteção contra a infiltração da água da chuva, ajudando a preservar a estabilidade do solo e reduzindo significativamente a possibilidade de deslizamentos, especialmente em períodos de chuvas intensas.

“O uso de lonas é uma ação preventiva essencial neste período, pois reduz significativamente o risco de deslizamentos, protegendo moradores que vivem em áreas de encosta”, destaca Gabriel Nicácio, agente responsável pela gestão dos taludes na Defesa Civil de Maceió.

Bairros contemplados

As intervenções contemplaram 10 bairros da cidade. São eles: Barro Duro, Benedito Bentes, Chã da Jaqueira, Cruz das Almas, Farol, Gruta de Lourdes, Ipioca, Jacintinho, Jardim Petrópolis e Petrópolis, áreas que demandam atenção especial devido às características do relevo e ao histórico de ocorrências em períodos de chuva.

A Defesa Civil segue com o monitoramento das áreas de risco e orienta que, em caso de sinais como rachaduras, inclinação de árvores ou postes e surgimento de água no terreno, a população acione o órgão pelo número 199.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

"Não morri porque ele me salvou": mulher que sobreviveu a incêndio em kitnet fala pra primeira vez após morte de namorado Exército se pronuncia sobre denúncia de abuso sexual e agressões em batalhão de Maceió Vídeo mostra adolescente sofrendo choque elétrico em quadra de condomínio em Maceió Defensor grava golpista e mostra como funcionam golpes do falso advogado e da tela compartilhada