Mais de 60% dos adultos já tomaram a 1ª dose da vacina contra a Covid-19 em Maceió

Publicado em 22/07/2021, às 10h19
Secom Maceió -

TNH1 com Secom Maceió

Mais de 60% de maceioenses com 18 anos ou mais já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Desses, 22,09% já concluíram o ciclo vacinal, com as duas doses ou com o imunizante de dose única. Os números foram divulgados na manhã desta quinta-feira, 22, pela Prefeitura de Maceió.

LEIA TAMBÉM

Com 589 mil doses aplicadas (1ª e 2ª doses), o Município mantém o propósito de cuidar da população, com índices significativos de cobertura, superando as metas de imunização, especialmente entre os públicos considerados mais vulneráveis à infecção, conforme estabelecido pelo Programa Nacional de Imunização (PNI).

Hoje, a capital iniciou a vacinação do público de 34 anos ou mais sem comorbidades e bancários acima de 18 anos. “A vacinação é minha maior prioridade. Seguiremos avançando cada vez mais”, afirma o prefeito JHC.

Pessoas em situação de rua lideram o percentual de imunização, com o surpreendente resultado de 313,13% ou 1.500 pessoas vacinadas com a primeira dose da vacina, muito acima da expectativa inicial de 495 pessoas.

Funcionários do Sistema de privação de liberdade (126%), trabalhadores da Saúde (122%) e da limpeza urbana (113,17%), além de idosos com 60 anos ou mais (111,88%) vêm na sequência como os públicos com maiores percentuais de cobertura.

Por fim, pessoas com comorbidades (109,21%), trabalhadores da educação (108,06%) e das forças de segurança (107,88%), todos com percentuais acima dos 100% da meta estipulada para a imunização em Maceió.

Idosos em maioria

De acordo com um levantamento divulgado na última quarta-feira (21), o maior número de pessoas vacinadas em números absolutos são os idosos, com 110.505 pessoas imunizadas com a segunda dose da vacina, e 114.430 com a primeira dose. O público estimado dessa população em Maceió é de 102.276 pessoas.

A diretora de Vigilância em Saúde, Fernanda Rodrigues, explica que as estimativas são estabelecidas pelo cruzamento de diversas fontes, como a quantidade de doses recebidas, levantamentos estaduais e federais, levantamentos e estimativas municipais e a Campanha da Influenza 2020.

Ela informa que os maceioenses têm respondido de forma positiva ao avanço das etapas de vacinação. “Seguimos com a determinação do prefeito JHC de vacinar todos os públicos definidos nos Planos de Imunização contra a Covid-19 imediatamente após a chegada de novas doses”, explica Fernanda.

A eficiência do esquema vacinal aplicado pela Prefeitura de Maceió é observada na dinâmica do processo da chegada da vacina até a rápida distribuição entre os pontos de vacinação. “Vacina boa é vacina no braço. Quando chegam as novas doses, toda a estrutura já está montada para dar sequência imediata às etapas de cobertura”, informa o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada para o Enfrentamento da Covid-19, Claydson Moura.

“Quando é possível, a depender da quantidade de doses recebidas, avançamos rapidamente para uma nova etapa, algumas vezes até no mesmo dia, o que demonstra que seguimos na liderança da organização e eficiência do processo”, concluiu.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Colaboradores do Hospital da Cidade se unem em ação de doação de sangue Acidente na Avenida Menino Marcelo: quem era a vítima de acidente em motocicleta Passageira de moto por app morre após ter crânio esmagado por carro na Av. Menino Marcelo Shopping Pátio Maceió promove programas de cidadania com Procon na Rua e Carreta do Cinema Rodoviário