Mais de 70 postos de combustível são notificados em fiscalização do Procon

Publicado em 28/05/2018, às 11h45

Redação

A fiscalização do Procon Alagoas que acontece desde a última quinta-feira, 24, já notificou mais de 70 postos de combustível para verificar se há cobrança abusiva de preços. Na manhã desta segunda-feira, 28, representantes de instituições do segmento reuniram-se na sede do órgão, no Farol, para entender a oscilação dos valores e discutir medidas de fiscalização.

LEIA TAMBÉM

A ação teve início depois que o órgão recebeu mais de 40 denúncias de consumidores. Os estabelecimentos que foram advertidos deverão prestar esclarecimentos dentro de 10 dias.

Fiscais do Procon Alagoas notificam postos / Crédito: Assessoria Procon Alagoas

“Os responsáveis deverão apresentar a composição do preço do litro do combustível, incluindo tributos, lucro e tudo mais que compõe o preço final para o consumidor”, detalhou o diretor presidente do instituto, Galba Novaes Netto.

Instituto do Meio Ambiente (IMA), Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de Alagoas (Sindicombustíveis) e Agência Natural de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) discutem de que forma cada um pode contribuir para que a população não sofra prejuízos.

Para denunciar, basta tirar uma foto do preço cobrado e enviar para o WhatsApp do Procon Alagoas, (82) 98889-6619, ou ligar para o 151.

Arapiraca

O Procon Arapiraca, no Agreste de Alagoas, também mantém uma fiscalização na cidade não só nos postos de combustíveis, mas também nas revendas de gás de cozinha e água mineral. Na última semana, houve denúncia de que um estabelecimento estaria cobrando R$ 9,00 pelo litro de gasolina, mas não foi confirmado pela ação do órgão.

“Caso seja verificado que não há necessidade de cobrança daquele valor, o preço deve ser alterado. Fazemos um trabalho em conjunto com a população de forma que eles nos passem esses dados e possamos cumprir o que está previsto no Código de Defesa do Consumidor”, comentou Denis Reis, superintendente do Procon Arapiraca.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Inscrições para patrocínio de projetos sociais da Equatorial se encerram nesta quinta-feira (18) Falso agente do governo causa prejuízo de mais de R$ 2 milhões em golpes na compra de gado em Alagoas Após afastamento de secretário, Governo define quem assume Secretaria de Saúde MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar