Golpe do falso advogado: sindicato alerta após OAB-AL registrar mais de 900 denúncias

Publicado em 03/02/2026, às 13h48
Sindicato alerta sobre golpes de falsos advogados em Alagoas - Divulgação

Assessoria

Ler resumo da notícia

Os crimes digitais têm feito vítimas por todo o Brasil e em Alagoas não é diferente. Uma das modalidades que cresceu no ano passado foi o golpe do falso advogado, com a OAB/AL registrando mais de 900 denúncias em todo o estado. Diante desses dados, o Sindicato dos Advogados e Advogadas do Estado de Alagoas (Sindav/AL) faz um alerta à população para que esteja atenta e redobre os cuidados para não ser vítima desse golpe.

LEIA TAMBÉM

Utilizando fotos de profissionais reais, logomarcas de escritórios e uma linguagem formal, os estelionatários entram em contato com a vítima por meio do WhatsApp, passando-se por advogados e informando que ela possui valores a receber de processos judiciais. Mas, para liberar e transferir o dinheiro, os criminosos exigem um pagamento antecipado, geralmente via Pix, referente a supostas custas processuais.

Para o presidente do Sindicato dos Advogados, Elias Ferreira, o golpe é cruel, pois explora a ansiedade de quem aguarda uma decisão judicial. "Na maioria das vezes, as vítimas que caem nesses golpes estão passando por um momento de fragilidade emocional ou econômica, tornando-se presas fáceis. Quando os golpistas entram em contato utilizando nomes reais, fotos do advogado verdadeiro e até logomarcas, eles criam uma aparência de legitimidade que confunde o cidadão", explica.

O Sindav/AL reforça que a prevenção é o melhor remédio. A principal orientação é desconfiar de imediato diante de pedidos de dinheiro por mensagem, especialmente se forem solicitações urgentes. "O Sindicato faz esse alerta para evitar que a população sofra prejuízos financeiros graves. Se alguém entrar em contato se dizendo seu advogado e pedindo dinheiro para liberar um alvará, desconfie. A primeira ação deve ser não transferir valor algum e ligar para o número oficial do escritório do seu advogado (não para o número que enviou a mensagem) ou checar o registro na Ordem", orienta o presidente do Sindav/AL, Elias Ferreira.

Confirmação de identidade – Antes de qualquer transação, o cidadão deve confirmar a identidade do profissional, solicitando o número de registro do suposto advogado e conferindo os dados no Cadastro Nacional dos Advogados (CNA), no site da OAB. Outra ferramenta disponível para a população é a plataforma ConfirmADV, pelo site https://confirmadv.oab.org.br/, onde é possível consultar a identidade do advogado inserindo o número de inscrição, o estado em que ele atua e um endereço de e-mail.

Onde denunciar – Caso alguém tenha sido vítima ou alvo de uma tentativa de golpe por falsos advogados, é fundamental fazer o registro da ocorrência no canal oficial da OAB Nacional, clicando no link: https://fiscalizacao.oab.org.br, e também registrar um Boletim de Ocorrência na delegacia da Polícia Civil ou na delegacia virtual.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Alagoas deve ganhar um fórum de gestores públicos de Direitos Humanos Autoridades manifestam solidariedade após tragédia com ônibus de romeiros no Sertão de Alagoas Programa de Eficiência Energética da Equatorial estará em Coruripe com troca de geladeiras Engasgo em idosos: cerca de 1500 mortes são registradas por ano no Brasil