Mais de mil toneladas de óleo e areia contaminada foram retirados das praias de AL

Publicado em 25/10/2019, às 16h02
Cortesia ao TNH1 -

Redação TNH1

Quase dois meses após o aparecimento de manchas de óleo no litoral do Nordeste, Alagoas registrou nesta sexta-feira (25) um total de 1.051 toneladas de óleo e areia contaminada retirados das praias alagoanas. O número foi confirmado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA). 

LEIA TAMBÉM

Ainda de acordo com o IMA, fragmentos de óleo foram encontrados nas praias de Pajuçara e Guaxuma, em Maceió, nesta sexta-feira. A prefeitura direcionou equipes de limpeza para o local. Além da capital, as ações de limpeza continuam em Feliz Deserto, Piaçabuçu, Coruripe e Barra de São Miguel no Litoral Sul; Japaratinga e Maragogi no Litoral Norte.

Com a preocupação da chegada do óleo nos recifes de coral, o IMA planeja colocar mergulhadores para monitorar a situação. Há a previsão de mergulhos no sábado e domingo (26 e 27), para verificar a região dos arrecifes e corais no município de Coruripe. O trabalho deve ser coordenado pelo professor Claudio Sampaio, da Universidade Federal de Alagoas, acompanhado por alunos.   

Já na próxima terça-feira (29), o Laboratório de Estudos Ambientais do IMA faz coleta de amostras de água do mar em Maragogi e Japaratinga, para verificar se há presença de óleos e graxos.

O Grupo Técnico de Acompanhamento (GTA), que tem monitorado toda a crise das manchas de óleo em Alagoas, volta a se reunir no fim desta tarde, no Palácio do Governo do Estado, para discutir as situações dos municípios e a continuidade das ações de limpeza.

O GTA é formado por representantes dos órgãos estaduais – Instituto do Meio Ambiente (IMA) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh); federais – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); e Marinha – Capitânia dos portos e Exército. Contando ainda com o apoio das secretarias de meio ambiente dos municípios atingidos, reforço da Defesa Civil do Estado e apoio da Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris).

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas