Mais quatro estações de hidratação são instaladas em Maceió

Publicado em 21/11/2025, às 14h26
- Walisson Vieira/ Ascom Alurb

Secom Maceió

Ler resumo da notícia

A Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Alurb) ampliou a quantidade de estações de hidratação na capital com a instalação de mais quatro equipamentos em locais com grande concentração de pessoas. Além da estação que já existe na Ponta Verde, o equipamento também foi instalado na areninha do Conjunto Medeiros Neto, no Posto 7, no Parque do Centenário e no Benedito Bentes.

LEIA TAMBÉM

Maceioenses e visitantes que caminham pelos locais podem matar a sede com água filtrada e gelada e ainda se refrescarem com jato de ar-frio durante o verão.

As estações podem reduzir o uso de garrafas plásticas e ainda incentivar a prática de esportes ao ar livre. Quem caminha, corre ou joga futebol, pode escolher água gelada ou natural e ainda refrescar o rosto. Quem estiver com o pet pode oferecer água, já que a máquina possui um lugar exclusivo para matar a sede dos animais.

Estação de hidratação. Foto: Walisson Vieira/ Ascom Alurb

O diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo, destacou que o equipamento traz soluções inovadoras, que contribuem para o meio ambiente.

"Sempre estamos monitorando novidades para o desenvolvimento sustentável de Maceió. A estação proporciona uma experiência de hidratação acessível, segura e, principalmente, sustentável em espaços públicos. Com isso, visamos diminuir a utilização de garrafas plásticas e criar uma conscientização em relação ao tema. As estações combinam bem-estar, tecnologia e responsabilidade ambiental, promovendo uma transformação nos hábitos dos cidadãos", afirmou.

Equipamento fornece água para pets. Foto: Walisson Vieira/ Ascom Alurb

A tutora Cibele Marinho aprovou. "Adorei conhecer essa iniciativa e vai ser muito bom ter ela aqui, pois várias pessoas fazem esporte e passeiam com seus pets. Vai ser muito útil", disse.

A estação de hidratação ocupa apenas 1m² e não atrapalha a circulação de pessoas nos locais onde foi instalada. O equipamento possui um sistema de aquecimento e refrigeração que entrega 1 litro de água gelada (5º a 7ºC) ou quente (80º a 85ºC) por minuto.

A máquina também é monitorada em tempo real, oferecendo dados sobre o consumo de água e a quantidade de garrafas plásticas economizadas. Para que não haja desperdício, um sistema inteligente interrompe o fluxo de água a cada 30 segundos de utilização.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros são acionados para dois incêndios no mesmo condomínio em Maceió Furto de cabos de cobre no viaduto da PRF gera prejuízo de mais de R$ 50 mil Vistoria técnica descarta lançamento de esgoto na orla da Pajuçara Mobilização de bombeiros em Cruz das Almas por suposto afogamento tem desfecho inusitado