Mais um! Brasil leva mais um prêmio do Festival de Cannes

Publicado em 24/05/2025, às 19h21
- Laura Castor

Alessandra Monterastelli e Leonardo Sanchez / Folhapress

"O Agente Secreto", de Kleber Mendonça Filho, venceu o prêmio de direção no Festival de Cannes, neste sábado (25). A vitória acontece seis anos depois de o diretor pernambucano levar o prêmio do júri para casa por "Bacurau".

LEIA TAMBÉM

O longa se passa em Recife, em 1977, e é protagonizado por Wagner Moura, que vive um pesquisador perseguido por homens truculentos. Apesar de a história não ser exatamente sobre a ditadura militar, ela denuncia a violência e a corrupção que marcaram o período. A trama mistura elementos fantásticos com a realidade para refletir sobre a reconstrução da memória.

"O Agente Secreto" foi bem recebido por críticos e jornalistas após sua estreia no festival, na semana passada, e era esperado que levasse algum prêmio para casa. No começo da tarde deste sábado, o longa já havia vencido o prêmio da Fipresci, a Federação Internacional de Críticos de Cinema.

O prêmio de agora encerra um ano histórico para o Brasil em Cannes, com recorde de profissionais no Mercado do Filme, área de negócios que elegeu o país como grande homenageado desta edição.

O prêmio também reforça o bom momento do cinema brasileiro, que acaba de vencer seu primeiro Oscar de filme internacional, por "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles, e o Urso de Prata no Festival de Berlim, por "O Último Azul", de Gabriel Mascaro.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Conheça quais são os rivais de 'O Agente Secreto' no Oscar e no Globo de Ouro “Avatar: Fogo e Cinzas”, terceiro filme da franquia, é a grande estreias dos cinemas 16ª Mostra Sururu chega ao fim com homenagem e premiações, confira a lista dos vencedores Fernanda Montenegro vive criminosa em trailer do seu novo filme 'Velhos Bandidos'