"Mais velho do mundo": nasce bebê que teve embrião congelado há 30 anos

Publicado em 05/08/2025, às 09h43
- Freepik

Só Notícia Boa

Não é filme de ficção. É realidade. Nasceu no último fim de semana um bebê que teve o embrião congelado em 1992, há mais de 30 anos, e o caso já é tratado como um recorde mundial.

LEIA TAMBÉM

A criança nasceu em Ohio, nos Estados Unidos. Os pais são um casal que tentava engravidar há sete anos e “adotou” o embrião de uma doadora.

Lindsey, de 35 anos, e Tim Pierce, de 34, tiveram o bebê, Thaddeus Daniel Pierce, no último sábado, 26 de julho e estão radiantes de alegria.

Embrião mais velho do mundo

O casal fez o procedimento na clínica de fertilização in vitro Rejoice Fertility, no Tennessee (EUA).

Acredita-se que este seja o embrião que passou mais tempo congelado até resultar em um bebê nascido vivo.

O recorde anterior era de um par de gêmeos nascidos em 2022, a partir de embriões congelados em 1992.

A dona do embrião

A dona do embrião é Linda Archerd, hoje com 62 anos. Em 1990 ela tentava engravidar, sem sucesso. Aí, Linda e o marido decidiram tentar a fertilização in vitro (FIV), uma técnica nova na época.

Quatro anos depois, o casal conseguiu criar quatro embriões. Um deles foi transferido para o útero de Archerd, dando vida a uma menina saudável. Os outros três foram criopreservados e mantidos em tanque de armazenamento.

Anos depois, Linda se separou do marido e não quis destruir os embriões. Decidiu doá-los para pesquisa.

O encontro dos futuros pais

A empresa responsável por aceitar seus embriões foi a Nightlight Christian Adoption, no programa Snowflakes.

Os embriões de Linda foram designados para o programa Open Hearts da agência, junto com outros que estavam armazenados há muito tempo.

Lindsay e Tim Pierce estavam inscritos nesse mesmo programa e foi assim que souberam os embriões de Linda, congelados lentamente e armazenados em frasco de plástico.

A escolha do casal

Linda queria que o embrião fosse dado a um casal cristão casado caucasiano, que morasse nos Estados Unidos. Ela não queria “sair do país”, disse à MIT Technology Review.

Por isso ela escolheu Lindsey e Tim Pierce para receberem o embrião.

Archerd contou à MIT Technology Review que ainda não conhece o bebê pessoalmente, mas já consegue imaginar uma semelhança com sua filha.

Já Lindsay, que teve o bebê há duas semanas, contou à revista MIT Technology Review que, para sua família, “parecia algo saído de um filme de ficção científica”.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Avião com 55 pessoas faz pouso de emergência no mar; veja vídeo O que se sabe sobre o ataque que matou 10 pessoas em escola no Canadá População de tigres dobra em 10 anos na Índia; entenda Namorada de medalhista olímpico que admitiu traição após pódio se pronuncia