Manaus fica coberta por fumaça por causa de centenas de queimadas no Amazonas

Publicado em 11/10/2023, às 21h40
Foto: Prefeitura de Manaus/Divulgação -

O Tempo

Enquanto os amazonenses sofrem com uma seca histórica que tem deixado os rios sem navegabilidade, o número de focos de queimadas cresce no Estado. A situação é tão dramática que a capital, Manaus, amanheceu nesta quarta-feira (11) sob uma espessa névoa de fumaça. O assunto chegou a ser um dos mais comentados na rede social X (ex-Twitter).

LEIA TAMBÉM

De acordo com a Prefeitura de Manaus, a fumaça tem origem nos municípios da Região Metropolitana de Manaus (RMM), de acordo com dados do programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O instituto verificou que, somente nos últimos dois dias, foram registrados 504 focos de queimadas no Amazonas, sendo que o município de Autazes, a 111 quilômetros de Manaus, registrou 105, o que representa 20,8% do total registrado no Amazonas.

“Além de Autazes, os municípios de Careiro (50 focos), Careiro da Várzea (26 focos), Itacoatiara (24 focos) e Manacapuru (18) estão entre os dez municípios que mais registraram focos de queimadas nos últimos dois dias, segundo os dados do Inpe”, disse a Prefeitura de Manaus, completando que a capital registrou três focos de queimadas.

Pelas redes sociais, a administração do município recomendou aos moradores que não abram as janelas, se hidratem e evitem contato com a fumaça. 

⚠️ Nos últimos dois dias, foram registrados 504 focos de queimadas no Amazonas. Segundo dados do programa Queimadas, do INPE, a fumaça que encobriu #Manaus nesta quarta, 11/10, tem origem nos municípios da Região Metropolitana.

Saiba como denunciar:https://t.co/ntPSg4cKWY pic.twitter.com/Vp84i72vgf

— Prefeitura de Manaus (@PrefManaus) October 11, 2023
Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Empresário assassinado tinha acabado de descobrir que seria pai Laudo da PF confirma que Bolsonaro usou solda para romper tornozeleira Novas regras para horários de entrada e saída de hotéis já estão valendo; veja o que mudou CCJ do Senado aprova PL da Dosimetria e texto vai ao plenário