Nordeste

Mancha de óleo avança em área de desova de tartarugas marinhas no Nordeste

| 03/10/19 - 17h10
Ninhos de tartarugas identificados com estacas para monitoramento | Foto: Foto Kelly Cottens

Manchas de óleo continuam aparecendo no litoral do Nordeste. Na manhã desta quinta-feira, 03, com a maré secando, as manchas apareceram nas areias das praias de Aracaju, Sergipe, trazendo um forte odor.

A poluição avança, atingindo verdadeiros santuários, como a Reserva Biológica (Rebio) Santa Isabel, localizada nos municípios de Pacatuba e Pirambu, local de desova de tartarugas marinhas. 

Pirambu foi a primeira base do Projeto Tamar instalada no Brasil, em 1982, de onde é feito o monitoramento de 53km de praias, protegendo quase 2.400 desovas e 106 mil filhotes a cada temporada. 

No vídeo abaixo, é possível ver um longo trecho do litoral na região de desova tomada por manchas escuras.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) está monitorando os ninhos depois que o óleo chegou ao estado de Sergipe. 

Nas últimas semanas, a equipe da Reserva Santa Isabel monitorou de 13 a 40 ninhos de tartarugas marinhas na Praia do Tigre, que estavam no seu período reprodutivo. A preocupação é o contato dos animais com o óleo que está chegando em alguns trechos do litoral na Rebio, situação que tem trazido preocupação em vários estados do Nordeste desde o início do mês de setembro.

Foram demarcadas área dos ninhos e o Ibama custeou o serviço de limpeza da praia.

Equipe limpando as manchas de óleo na Praia do Tigre na Rebio Santa Isabel. (Foto: Kelly Ferreira Cottens)

Todo o Nordeste atingido

Hoje foram registradas manchas de óleo no litoral da Bahia, que era o único entre os nove da região que não havia registrado a poluição. Com isso, a poluição alcança o litoral de todos os 9 estados nordestinos. 

As imagens da galeria abaixo são do Sitio do Conde, uma praia do litoral norte da Bahia, na Costa dos Coqueiros. No vídeo, é possível mensurar o alcance as manchas escuras. 

Petróleo cru

No último dia 26, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou que as manchas de óleo que aparecem no litoral do Nordeste desde o começo do mês de setembro são de petróleo cru. Segundo o órgão, o óleo encontrado nas praias não é produzido pelo Brasil, mas a sua origem ainda não foi identificada. 

Foram atingidas 16 praias em Pernambuco, 41 no Rio Grande do Norte, 16 na Paraíba, 2 no Piauí, 5 no Ceará, 4 em Sergipe, 10 no Maranhão e 8 em Alagoas. 

Orientações sobre manuseio de animais oleados

O Centro Tamar orienta a todos que estiverem no balneário sergipano e que virem manchas escuras oleadas em animais, que acionem o Programa de Monitoramento de Praias das Bacias de Sergipe-Alagoas (PRMEA), por meio do 0800-0793434.

O Tamar pede que o local do encalhe seja informado, e que a pessoa aguarde a chegada de equipes de resgate. É importante que ninguém toque nos animais oleados e no óleo, por ser tóxico, muito menos tentem limpa-los com outros produtos.

Outra orientação é não devolver o animal ao mar, pois encontra-se debilitado e precisa de cuidados veterinários. A chance dele encalhar em outro ponto da costa é muito grande. A área onde o animal se encontra deve ficar livre, mantendo afastados curiosos e animais domésticos, assim como não se deve forçar a alimentação ou ingestão de líquidos por parte do animal. E deve-se protegê-lo do sol na medida do possível.