Manchas de óleo chegam à foz do Rio São Francisco

Publicado em 07/10/2019, às 08h30
Arte sobre mapa (Google Maps) -

Deborah Freire

As manchas de óleo que atingem o litoral do Nordeste desde o início de setembro chegaram à Foz do Rio São Francisco, em Piaçabuçu, no sul de Alagoas, neste fim de semana.

LEIA TAMBÉM

De acordo com a analista ambiental Cynira França, do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), o registro foi informado à coordenação geral do órgão, que atua diretamente com a limpeza e contenção do petróleo, para que se defina a estratégia em relação à chegada da substância ao rio.

A analista acredita que, por enquanto, não há risco de a mancha adentrar pelo São Francisco e chegar ao interior do país, mas é preciso que seja feita uma barreira para evitar que o óleo se espalhe ainda mais.

Técnicos do Ibama, inclusive um integrante da equipe de emergência, de Brasília, passou o fim de semana no Litoral Sul de Alagoas após os registros em Lagoa do Pau e Pontal de Coruripe, no município de Coruripe, onde uma tartaruga foi encontrada oleada.

"O Ibama solicitou o apoio da Petrobras para a limpeza. Soubemos ontem do registro de óleo na Foz. A informação foi passada para Sergipe e orientamos também as prefeituras para nos auxiliar", explicou a analista.

Ela disse ainda que o Ibama esteve na região na semana passada, e não havia essas manchas. Hoje, o mar de Coruripe é o local com a maior quantidade de petróleo derramado em Alagoas.

Visita da equipe do Ibama a Coruripe / Foto: Cortesia/Ibama

Tartarugas marinhas

Até esta segunda-feira (7), duas tartarugas foram resgatadas em áreas manchadas no litoral alagoano. Uma delas, encontrada em Coruripe, estava oleada e será encaminhada para despetrolização em Sergipe, na sede da Fundação Mamíferos Aquáticos, onde foi montada uma estrutura e equipe capacitada para o trabalho. Sergipe foi escolhido por ser a maior área de desova de tartaruga-oliva e sede do projeto Tamar. Há também um local de despetrolização da fauna no Rio Grande do Norte.

A segunda tartaruga não estava oleada. Ela foi achada em Maragogi, onde está situada a APA Costa dos Corais, e foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros até a chegada do Ibama para verificar o estado do animal.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF tenta suspender extração irregular de areia na Praia do Francês MPF recomenda suspensão de novas obras em área protegida da Laguna Mundaú Chauás: papagaios serão transferidos para reserva ambiental no Rio Niquim nesta segunda COP30 mobiliza 190 países em 120 planos de ação climática