Manifestantes jogam tinta vermelha no rosto de embaixador russo na Polônia

Publicado em 09/05/2022, às 15h39
Diplomata participava de ato de celebração do Dia da Vitória | Foto: Reprodução/Associated Press -

G1

Manifestantes na Polônia lançaram tinta vermelha contra o embaixador russo no país, Sergei Andreev, nesta segunda-feira (9).

LEIA TAMBÉM

O protesto aconteceu quando Andreev participava de um ato em celebração ao 77º Dia da Vitória, que marca a vitória da Rússia sobre as tropas da Alemanha Nazista durante a 2ª Guerra Mundial.

O embaixador participava de um ato no cemitério de soldados soviéticos em Varsóvia, mas manifestantes bloquearam a passagem de Andreev e lançaram a tinta vermelha contra seu rosto, em protesto contra os ataques de seu país na Ucrânia.

Após o episódio, o diplomata deixou o cemitério, acompanhado pela polícia.

Dia da Vitória - Mais cedo, o presidente russo, Vladimir Putin, fez discurso na Praça Vermelha de Moscou, na Rússia, para marcar a data, uma das mais importantes no país.

Havia grande expectativa para o pronunciamento de Putin. Serviços de inteligência dos Estados Unidos e do Reino Unido esperavam que o líder russo anunciasse uma nova escalada de ataques na Ucrânia ou até uma declaração forma de guerra ao país.

No entanto, o presidente da Rússia não anunciou nada novo e, em 11 minutos de discurso, quase não mencionou a invasão à Ucrânia. Ele comparou a trajetória de suas tropas no país vizinho à vitória da Rússia sobre a Alemanha Nazista durante a 2ª Guerra Mundial. E alegou que "foi forçado" pela Otan a atacar o país vizinho.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto