Redação
O Movimento Endireita Brasil instalou, em plena Avenida Paulista, no Centro de São Paulo, um pedalinho parecido com os brinquedos comprados por Marisa Letícia, mulher do ex-presidente Lula para os netos e levado ao sítio de Atibaia. As pessoas se aglomeram em torno do objeto para fazer selfie.
LEIA TAMBÉM
O cisne pixado com palavras de ordem contra Lula virou a maior atração no começo da manifestação. O objeto foi comprado por R$ 2.690 em uma empresa de Curitiba, por meio de um site de compras on-line, e foi pago pelos cerca de 20 integrantes do Endireita, que se diz um grupo apartidário.
— A ideia do pedalinho surgiu assim que a gente viu a história. Nossa ideia é sempre ironizar, mostrar o ridículo da situação. É um símbolo de escárnio — afirmou o advogado Roberto Germanos, de 36 anos, um dos integrantes do Movimento. O Endireita pedia doações para manter suas ações. Em troca, dava camisetas e mini pixulecos aos doadores.
Centenas de pessoas já ocupam a via, onde acontecerá manifestações contrárias à corrupção e ao governo da presidente Dilma Roussef, a partir das 14h. A movimentação no local é bastante intensa, na altura do Museu de Artes de São Paulo (Masp), com a presença de pelo menos seis carros de som. O Movimento Endireita Brasil está preparando para inflar um boneco gigante do prefeito petista Fernando Haddad, vestido de presidiário, ao estilo Pixuleco de Lula.
LEIA MAIS