Redação
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL), surpreendeu nesta segunda-feira (26) ao cancelar as sessões presenciais que ocorreriam na primeira das três semanas do anunciado esforço concentrado na casa – nesta semana as sessões serão virtuais.
LEIA TAMBÉM
O argumento oficial é que alguns aeroportos estão com operação complicada por conta da fumaça das queimadas que estão acontecendo em diversos Estados, com mais ênfase em São Paulo, mas o entendimento no meio político é outro.
A ideia predominante nos meios políticos é de que a atitude de Lira é uma reação às articulações do STF e do Palácio do Planalto contra as emendas parlamentares.
Na prática, ao esvaziar o plenário a Câmara dos Deputados deixa de apreciar matérias de interesse do governo – a mais relevante é a reforma tributária.
E tem mais: também nesta segunda-feira o deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança, aliado de Arthur Lira, encaminhou à Comissão de Constituição e Justiça parecer favorável ao projeto conferindo ao Congresso Nacional poderes para derrubar decisões do Supremo Tribunal Federal.
LEIA MAIS
Análise: "A prioridade de Lula é Lula" Professora da Ufal conquista outra premiação nacional Duas más notícias para a Braskem Caso do Banco Master dá um bom palanque a Renan