Redação
Com investimentos na iluminação pública, a Prefeitura de Maceió tem buscado trazer mais conforto e segurança para seus moradores. É o que afirma o vice-prefeito Marcelo Palmeira, destacando as últimas ações que a Superintendência Municipal de Iluminação (Sima) vem executando pela cidade.
LEIA TAMBÉM
“Conversei com o superintende da Sima, Frederico Lins, que me disse que todas as substituições, daqui para frente, serão com lâmpadas de LED, o que dará uma melhor qualidade no serviço e mais economia. No primeiro momento a tecnologia custa mais caro, mas a vida útil dela é bem maior. Com certeza será uma economia e a prefeitura poderá entrar em outras áreas, não apenas de manutenção, mas, sim, em novos projetos de iluminação”, disse o prefeito em exercício.
Desde junho de 2016, a prefeitura tem instalado luminárias de LED em várias localidades da capital alagoana. LED é a sigla em inglês para light-emitting diode, ou em português, diodo emissor de luz. Basicamente, é um diodo que transforma energia elétrica em luz através de um processo chamado de eletroluminescência.
Atualmente, a tecnologia foi implantada no Conjunto Cidade Sorriso II (Benedito Bentes), na Orla marítima, na Avenida Leste Oeste, na Avenida Júlio Marques Luz (Antiga Avenida Jatiúca), na Comunidade Saúde, nas Praças da Faculdade, no Prado, Lucena Maranhão, no Bebedouro, na do Carimbão e no Santos Dumont.
De acordo com Palmeira, toda Maceió terá sua iluminação mudada para LED. “O projeto Ilumina Maceió será lançado nos próximos meses e vai instalar as novas luminárias em todos 70 mil postes de luz da capital alagoana em cinco anos”, garantiu o gestor.
Apesar dos investimentos, Maceió tem amargado prejuízos no setor com o furto de cabos e equipamentos de iluminação. Somente em 2017, quase R$ 300 mil já foram gastos para repor esses materiais. De janeiro até os dois primeiros dias de abril, foram registradas 13 ocorrências em toda Maceió. Somente o furto de 2.560 metros de cabos de cobre, próximo à Faculdade Maurício de Nassau, custou aos cofres da Prefeitura R$ 76.800, valor que poderia ter sido utilizado em melhorias na iluminação de outras partes da cidade.
“O furto gera um prejuízo ainda maior para a população de Maceió, que sofre com a falta de iluminação, já que muitas vezes somente substituir os cabos não resolve o problema. Precisamos da ajuda da população para coibir a ação dos criminosos”, destacou Marcelo Palmeira.
A Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima) pede que a população denuncie quando observar pessoas que não estejam utilizando o uniforme da Sima ou da Eletrobras, mexendo na fiação dos postes. O órgão tem três canais para denunciar o furto, o Disque Luz (0800 031 9055), o site da Prefeitura de Maceió (www.maceio.al.gov.br/disquelu<wbr />z) ou o aplicativo Cidade Iluminada (disponível no Google Play e na Apple Store).
LEIA MAIS