Redação
As Assembleias Legislativas, incluindo a de Alagoas, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal realizam nesta quarta-feira, 1o de fevereiro, eleição para escolha das suas respectivas mesas diretoras.
LEIA TAMBÉM
Em Alagoas, o deputado estadual Marcelo Victor (MDB) deve ser reconduzido pela terceira vez consecutiva à presidência da casa, decisão que não é unanimidade entre juristas, pois boa parte dos estudiosos do Direito entendem que só seria permitida uma reeleição – embora Marcelo Victor tenha em seu favor uma decisão judicial.
Bruno Toledo (MDB), que seria o candidato a presidente até o final do ano passado, quando o próprio Marcelo Victor admitia que não poderia ter três mandatos seguidos no comando da ALE, teve de se contentar em ser o primeiro vice-presidente na eleição de hoje.
Na Câmara do Deputados, nem o senador Renan Calheiros (MDB), principal adversário de Arthur Lira (PP/AL) em Alagoas, acredita que o parlamentar alagoano deixará de ser reconduzido à presidência para mais dois anos de gestão, tal o seu favoritismo – Lira, para se ter ideia, é apoiado pelo PL de Jair Bolsonaro e também pelo PT de Lula..
No Senado, Rodrigo Pacheco (PSD/MG) concorre também à reeleição, mas encara um páreo mais duro com a candidatura de Rogério Marinho (PL-RN) e, embora o mineiro ainda seja favorito para segundo mandato na presidência do Congresso, ninguém corre o risco de apostar em seu favor.
Da atual bancada de Alagoas no Senado, Renan Calheiros (MDB) e Renan Calheiros Filho (MDB) votam em Rodrigo Pacheco, enquanto até ontem Rodrigo Cunha (União Brasil) estava na lista dos poucos que não revelam seu voto na disputa de hoje.
Se a decisão for mesmo muito apertada, como se espera, Rodrigo Cunha pode até ser o fiel da balança na escolha do presidente do Senado.
Interessante, no caso de Alagoas, é que Marcelo Victor e Arthur Lira são adversários no âmbito local, mas são líderes incontestes em suas instâncias diferentes de atuação, o que seguramente será sacramentado nesta quarta-feira.
LEIA MAIS
COMUNICADO Com Boulos no Planalto, Lula tenta reconstruir a esquerda O coração dividido de Luciano Barbosa Ufal é destaque em novas variedades de cana-de-açúcar