Maria Esther Bueno: o legado eterno da rainha do tênis brasileiro

Publicado em 02/09/2025, às 10h27
- Foto: Aleksandr Galichkin/Unsplash

Conteúdo de Marca

Maria Esther Bueno é um dos maiores ícones da história do esporte nacional. A rainha do tênis brasileiro deixou seu legado para sempre, consolidando-se como a maior atleta mulher da modalidade no Brasil.

Muito além dos títulos e troféus, seu prestígio segue inspirando o tênis nacional e, na KTO, lendas do tênis ganham destaque, mantendo viva a memória de quem fez história nas quadras. Jogue com responsabilidade.

Portanto, poucos nomes brilharam de forma tão intensa na história do esporte brasileiro quanto o de Maria Esther Bueno. Vamos relembrar sua história!

A carreira de Maria Esther Bueno até o topo

Maria Esther Bueno nasceu em São Paulo, no dia 11 de outubro de 1939. Ela começou no tênis com apenas seis anos e, aos 11, disputou sua primeira competição. Com 14 anos, ganhou o Campeonato Brasileiro Infantil e, apenas dois meses depois, venceu o Brasileiro de Adultos, fazendo história.

As primeiras conquistas internacionais vieram no torneio juvenil de Orange Bowl, em 1956 e 1957, tornando-se bicampeã. Após isso, sua carreira deslanchou de vez, e ela alcançou a liderança no ranking mundial em 1959, ao conquistar Wimbledon com apenas 19 anos. No mesmo ano, venceu o U.S. Championships, atual US Open. Na mesma competição ela também foi vice-campeã em duplas.

O bicampeonato em Wimbledon veio em 1960, consolidando ainda mais seu espaço no esporte mundial. Após anos de destaque, em 1961, a rainha contraiu hepatite, ficando afastada por um período. Porém, voltou após oito meses e conquistou mais títulos pelo mundo.

Em 1963, Maria Esther Bueno realizou um feito ao conquistar 17 títulos de duplas, além da medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos da temporada. Um ano depois, voltou a liderar o ranking mundial e entrou para o Guinness Book por vencer uma partida em apenas 19 minutos.

Os últimos anos da rainha nas quadras

Com problemas no joelho em 1965, Maria Esther Bueno passou por uma cirurgia. Mesmo assim, foi vice no simples de Wimbledon e conquistou o título nas duplas com Billie Jean King. Além disso, venceu o torneio de simples na Itália, mesmo sofrendo com incômodos.

Nos anos seguintes, ela ainda buscou o tetracampeonato nos Estados Unidos e foi vice mais uma vez em Wimbledon. Nas duplas, agora ao lado de Nancy Richey, venceu dois Grand Slams.

Seu último Grand Slam em duplas foi em 1968, ao lado de Margaret Smith, no US Open. Ela teve um problema no braço direito, e os médicos destacaram que não deveria voltar a jogar, resultando em sua aposentadoria.

Porém, ela voltou a jogar após várias cirurgias e, mesmo longe do auge, venceu o Aberto do Japão em 1974, sua última conquista.

Principais títulos de Maria Esther Bueno

Primeira grande estrela internacional do tênis nacional, Maria Esther Bueno rompeu barreiras em uma época em que a modalidade ainda era restrita e elitizada no país. Ela deixou um legado inspirador, abrindo caminhos para novas gerações. Confira seus principais títulos:

Títulos de Grand Slam - Simples

Títulos de Grand Slam - Duplas Femininas

Duplas Mistas

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Qual foi o primeiro jogo do mundo? XMR Markets apresenta: 4 hábitos essenciais para começar bem o seu dia de trading Cassinos na cultura pop: dos filmes clássicos aos games atuais Inteligência Artificial e o novo ritmo dos caça-níqueis digitais