Marieta Severo: "Temos que ser inclementes com o racismo"

Publicado em 25/11/2017, às 14h21

Redação

Intérprete da grande vilã de O Outro Lado do Paraíso, novela de Walcyr Carrasco exibida na Globo na faixa das 21h, Marieta Severo condena o mau-caratismo de sua personagem, Sophia e, muitas vezes, sofre com suas falas preconceituosas.

LEIA TAMBÉM

 A atriz contou na coletiva de apresentação da trama que, durante os ensaios das cenas com Juliana Caldas, que vive sua filha Estela na ficção, chegou às lágrimas ao precisar insultar a colega de elenco, que é anã. O texto forte de Walcyr Carrasco, no entanto, se faz mais do que necessário, na opinião de Marieta. Ela elogia o autor por tratar temas tão delicados, como o nanismo, o racismo e a violência contra a mulher, em diversos núcleos.

"Acho uma maravilha Walcyr estar tocando em feridas tão expostas, mas que muita gente finge não ver. Temos que ser inclementes com o racismo, não dá para relativizar! A violência contra a mulher é outra temática importantíssima em evidência na novela. A agressão não necessariamente é física, pode ser psicológica. E está em toda parte".

A artista fala sobre sua paixão por cabelos crespos.

"Eu adoro! Dona Nenê (sua personagem no seriado A Grande Família, na Globo, por 14 anos) ganhou cachinhos por isso. Lá na década de 70, quando o black power estava em alta, minhas amigas faziam permanente e ficavam com aqueles cabelões. O meu não pegava, e eu ficava frustrada".

Autodefinindo-se "hiperfeminista desde a década de 1960", Marieta celebra que o movimento das mulheres em prol de seus direitos tenha ganhado força e mídia nos últimos tempos.

"Uma das minhas maiores alegrias, para compensar o retrocesso que vivemos, é a retomada do movimento feminista. Há uns dez anos, era quase cafona dizer que era feminista. Eu sempre fui! E me cansava explicar o verdadeiro significado disso. As jovens de hoje são inacreditáveis, pegaram para si essa bandeira".

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Protótipo de carro voador produzido no Brasil faz primeiro voo Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP Polícia Federal mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares Conteúdo pornográfico é exibido em TV de recepção de hospital