Marina Silva é líder em todos os cenários de 2º turno, aponta pesquisa

Publicado em 12/12/2016, às 11h40

Redação

A ex-senadora Marina Silva lidera a disputa para o segundo turno nas eleições de 2018 em todos os cenários levantados pelo Datafolha, conforme divulgado nesta segunda-feira, 12, pelo jornal Folha de S. Paulo. A líder do partido Rede Sustentabilidade venceria o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com uma diferença de nove pontos e ganharia dos tucanos Aécio Neves, Geraldo Alckmin e José Serra, com uma vantagem de 22, 23 e 20 pontos, respectivamente. Marina Silva aparece na pesquisa para o segundo turno com 43% das intenções de voto, enfrentando Lula, a 48%, enfrentando Alckmin.

Em um cenário com disputa entre Lula e Serra, o petista lidera com dois pontos de diferença. O ex-presidente ficaria em primeiro lugar em todos os cenários durante o primeiro turno e perderia apenas para Marina no segundo, mostra a pesquisa. Marina ficaria em segundo lugar no primeiro turno em todas as simulações.

O levantamento foi realizado pelo Datafolha nos dias 7 e 8 de dezembro com 2.828 pessoas com 16 anos ou mais. Lula aparece com 25% das intenções de voto em uma disputa contra Aécio ou Serra. Se o candidato tucano for Alckmin, o petista registra 26%. Marina Silva oscila entre 15 e 17 pontos nos cenários. Entre os tucanos, quem mais pontua no primeiro turno é o senador Aécio Neves (PSDB), com 11% das intenções. Serra tem 9% e Alckmin, 8%.

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) aparece em quarto lugar em todas as simulações, variando de seis a nove pontos. Ciro Gomes (PDT) aparece em seguida, com 5% a 6% das intenções. O presidente Michel Temer (PMDB) fica em sexto lugar no levantamento, pontuando 4% das intenções de voto em todos os cenários.

O Datafolha considerou ainda uma disputa com os três tucanos concorrendo e mais o juiz federal Sérgio Moro. Nesse cenário, Lula lidera com 24%, Marina e Moro aparecem com 11%. Aécio Neves teria 7% dos votos, Bolsonaro, 6% e Alckmin, 5%. José Serra e Ciro Gomes estão empatados com 4% das intenções. 

Temer tem a maior rejeição entre os presidenciáveis considerados pelo Datafolha, com 45% de reprovação, seguido por Lula com 44%. Aécio Neves tem 30% rejeição entre os entrevistados, dez pontos a mais que José Serra, com 20%. Bolsonaro registrou 18% de reprovação, Alckmin, 17% e Marina Silva, 15%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

LEIA TAMBÉM

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Câmara aprova regime de urgência para projeto que cria o “imposto do congestionamento” Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado