Marinha alerta para possibilidade de ventos de até 60 km/h e ondas de até 3 metros em Maceió

Publicado em 18/07/2019, às 20h25
-

Redação TNH1

O Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) divulgou uma nota à imprensa nesta quinta-feira (18) alertando sobre a passagem de um sistema frontal que pode provocar ventos de direção Sudoeste a Sudeste e ressaca com ondas na região litorânea de Alagoas, mais ao sul de Maceió, até o dia 21 pela manhã.

LEIA TAMBÉM

Confira o comunicado na íntegra:

A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), participa que a passagem de um sistema frontal poderá provocar ventos de direção Sudoeste a Sudeste, com intensidade de até 74 km/h (40 nós), no litoral do estado da Bahia, ao sul de Salvador (BA), até o dia 21 pela manhã. O mesmo sistema poderá provocar ventos de direção Sul a Sudeste, com intensidade de até 60 km/h (33 nós), entre o litoral dos estados da Bahia, ao norte de Salvador (BA), e de Alagoas, ao sul de Maceió (AL), até o dia 21 pela manhã.

Devido ao deslocamento do sistema frontal citado, poderão ser observadas ondas, em alto-mar, de direção Sul a Sudeste, com altura entre 3,0 e 4,5 metros, no estado da Bahia, ao sul de Salvador (BA), até o dia 21 pela manhã; e de direção Sudoeste a Sudeste, com altura entre 3,0 e 4,0 metros, entre os estados da Bahia, ao norte de Salvador (BA), e de Pernambuco, ao sul de Recife (PE), até o dia 21 pela manhã.

Ainda devido à passagem desse sistema frontal, há condições favoráveis à ocorrência de ressaca com ondas de direção Sudoeste a Sudeste, com altura entre 2,5 e 3,0 metros, entre o litoral dos estados de São Paulo, ao norte de Santos (SP), e do Rio de Janeiro, ao sul do Cabo de São Tomé (RJ), até o dia 21 pela manhã, e, ainda, entre o litoral dos estados do Rio de Janeiro, ao norte do Cabo de São Tomé (RJ), e de Alagoas, ao sul de Maceió (AL), até o dia 21 pela manhã.

Após a passagem do sistema frontal, o estabelecimento de um sistema de alta pressão poderá provocar ventos de direção Leste a Nordeste, com intensidade de até 60 km/h (33 nós), entre o litoral dos estados de São Paulo, ao norte de Peruíbe (SP), e do Rio de Janeiro, ao sul de Arraial do Cabo (RJ), entre o dia 19 à tarde e o dia 21 pela manhã.

A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisos-de-mau-tempo.

Adicionalmente, as informações meteorológicas podem ser visualizadas na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook, no link: https://www.facebook.com/servicometeorologicomb/, e por meio do aplicativo "Boletim ao Mar", disponível para download na internet, tanto para o sistema Android quanto para iOS, desenvolvido em parceria entre a Marinha do Brasil e o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR).

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas