Marinha do Brasil, Ufal, Ifal e escolas públicas se unem em ação de limpeza e educação ambiental

Publicado em 07/09/2025, às 21h26
- Ascom IMA

Ascom IMA-AL

O Projeto Nossa Praia realizou, nesse sábado (6), um mutirão de limpeza na orla da Pajuçara, em Maceió. A iniciativa foi promovida em parceria com a Marinha do Brasil e o Sinpete (Semana de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

LEIA TAMBÉM

A ação reuniu integrantes da Capitania dos Portos de Alagoas, professores e estudantes da Ufal e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), além de alunos de escolas públicas participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) Júnior.

A atividade integrou a programação da Semana da Pátria 2025 e teve como objetivo fortalecer ações educativas e a conscientização sobre a preservação ambiental. Ao todo, foram coletados cerca de 180 quilos de resíduos sólidos ao longo da praia.

O consultor do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), Meraldo Rocha, destacou a relevância da iniciativa. “É uma satisfação participar dessa ação em um dos atrativos da nossa capital. É muito importante reforçar o cuidado com a natureza e o respeito ao meio ambiente”, afirmou.

O capitão de fragata da Capitania dos Portos de Alagoas, Rodrigo Garcia, ressaltou o papel da instituição. “É uma ação nobre. A Marinha do Brasil zela pela prevenção da poluição hídrica, que é um dos pilares da nossa atuação no estado. Estamos muito felizes de estar aqui nesse evento”, declarou.

Para a professora da Ufal e integrante do Sinpete, Vera Pontes, a integração entre as instituições fortalece a educação ambiental. “Para nós, da Universidade Federal de Alagoas, também é motivo de muito orgulho poder estar nessa ação, unindo forças para trabalhar a questão ambiental, principalmente nesse período em que precisamos refletir sobre a crise climática. Estamos com um grupo de estudantes da universidade e também da escola estadual Nélia Campelo, que integram o PIBIC Júnior. Dessa forma, unimos forças pela educação ambiental em Alagoas”, destacou.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF recomenda suspensão de novas obras em área protegida da Laguna Mundaú Chauás: papagaios serão transferidos para reserva ambiental no Rio Niquim nesta segunda COP30 mobiliza 190 países em 120 planos de ação climática Maceió tem 11 trechos de praia impróprios para banho, aponta relatório do IMA