Marinha investiga naufrágio de embarcação com 20 ocupantes a caminho de Pão de Açúcar

Publicado em 12/01/2026, às 15h53
- Foto: Reprodução

Redação

Ler resumo da notícia

A Marinha do Brasil investiga o naufrágio de uma embarcação com mais de 20 pessoas a bordo, que seguia para a cidade de Pão de Açúcar, no Sertão de Alagoas. O caso foi registrado na noite desse domingo (11), em Sergipe. Apesar do susto, ninguém ficou ferido, e todos os passageiros foram resgatados.

LEIA TAMBÉM

De acordo com a Marinha, a embarcação do tipo lancha, identificada como “Branca Rosa”, realizava a travessia entre o povoado Bonsucesso, no município de Poço Redondo (SE), e o município alagoano, quando ocorreu o naufrágio.

Apesar do susto, todas as pessoas que estavam a bordo foram resgatadas com vida por outras embarcações da região. Já a lancha foi retirada do local e encontra-se às margens do rio.

Em nota (veja abaixo), a Marinha informou que foi instaurado um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) para apurar as causas do acidente. O prazo para a conclusão dos trabalhos é de 90 dias.

"A Marinha do Brasil (MB) informa que tomou conhecimento, na noite de domingo (11), do
naufrágio da embarcação do tipo lancha de transporte de passageiros “Branca Rosa”. A embarcaçãorealizava a travessia entre o Povoado Bonsucesso, no município de Poço Redondo-SE, e o município dePão de Açúcar-AL, por volta das 18h30.

A Agência Fluvial de Penedo (AgPenedo) deslocou uma equipe de Inspeção Naval ao local para a realização das diligências iniciais. Todas as pessoas que estavam a bordo foram resgatadas com vida por outras embarcações da região.

A “Branca Rosa” foi retirada do local e encontra-se na margem, não apresentando, portanto,
risco à navegação.

Será instaurado um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN), com prazo de 90 dias para a conclusão, a fim de apurar as causas, as circunstâncias e as eventuais responsabilidades relacionadas ao ocorrido".

A MB ressalta a importância da participação da sociedade na segurança da navegação, na
salvaguarda da vida humana no mar e na prevenção da poluição hídrica causada por embarcações.

Informações ou denúncias podem ser encaminhadas pelo telefone 185 (emergências marítimas e fluviais) ou diretamente à Capitania dos Portos de Alagoas (CPAL), pelos telefones (82) 3215-5800 e (82) 99324-8854.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Governo avança no diálogo para garantir intérprete de Libras nos telejornais locais Lean Araújo é nomeado para retornar à chefia do Ministério Público de Alagoas no biênio 2026–2027 Sesc Mesa Brasil lança campanha “Jeans do Bem”; veja como doar Samu faz parto prematuro domiciliar em Maceió e salva bebê e mãe