Marinha investiga naufrágio de embarcação pesqueira no litoral norte de Alagoas

Publicado em 07/01/2026, às 08h59
A embarcação, identificada como “Gold Silver”, estava ancorada na costa de Japaratinga - Foto: Reprodução - Foto: Reprodução

Eberth Lins

Ler resumo da notícia

A Marinha investiga as circunstâncias do naufrágio de uma embarcação pesqueira ocorrido na madrugada de 05 de janeiro, nas proximidades da Barreira do Boqueirão, em Japaratinga, no litoral norte de Alagoas.

LEIA TAMBÉM

Segundo a Marinha, a ocorrência foi comunicada ainda durante a madrugada, o que levou ao envio de uma equipe da Capitania dos Portos de Alagoas para as primeiras apurações no local.

Durante a inspeção inicial, a embarcação foi encontrada parcialmente emborcada, com a presença de uma mancha com características de resíduos oleosos ao redor. Não houve registro de vítimas, e os tripulantes não estavam no local no momento da vistoria.

De acordo com a Capitania dos Portos, um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação será instaurado para apurar as causas do naufrágio, as condições da embarcação, as circunstâncias do acidente e eventuais responsabilidades.

Moradores da região registraram imagens do ocorrido e demonstraram preocupação com a mancha de óleo espalhada pelo mar. Em um dos vídeos, um morador narra a cena e alerta para o vazamento. “O barco virou lá embaixo, olha a mancha de óleo. Tudo é diesel”, disse, ao comentar o impacto ambiental causado pelo acidente; assista:

 

O barco, conforme relatos de moradores de Japaratinga, já tinha apresentado problemas mecânicos quando estava em outra área e teria sido rebocado até a região onde acabou naufragando, causando o rompimento e o consequente derramamento de combustível, aparentemente óleo diesel, na água.

Ao TNH1, a Marinha afirmou que estão sendo adotadas medidas em conjunto com outros órgãos para avaliar e conter os impactos ambientais provocados pelo vazamento de resíduos oleosos. "A MB ressalta a importância da participação da sociedade na segurança da navegação, salvaguarda da vida humana no mar e na prevenção da poluição hídrica por parte de embarcações", informou.

Informações e denúncias podem ser encaminhadas por meio do telefone 185 (emergências marítimas e fluviais) ou diretamente à CPAL pelos telefones (82) 3215-5800 e (82) 99324-8854.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Ronda no Bairro atua no atendimento de duas vítimas que passaram mal em Rio Largo Alagoas assume 4º lugar no ranking emissão de carteiras de identidade CBTU muda programação de viagens pra atender ao público do Massayó Verão Catálogo da Imprensa Oficial reúne obras como opção para as férias