Marx Beltrão cobra explicações de ministro da Saúde sobre problemas no programa do glaucoma em AL

Publicado em 20/03/2019, às 15h05
Marx Beltrão | Reprodução -

Assessoria

O deputado federal Marx Beltrão (PSD), coordenador da bancada federal alagoana no Congresso, protocolou nesta quarta-feira (20) requerimento destinado ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, cobrando explicações sobre problemas na execução do programa do glaucoma em Alagoas. O documento foi apresentado por Beltrão na reunião da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF). Marx é vice-presidente da Comissão, que trata do tema da saúde na Câmara dos Deputados.

LEIA TAMBÉM

O ministro Luiz Henrique Mandetta estava presente na reunião da Comissão e ouviu a reivindicação de Marx Beltrão em defesa dos pacientes com glaucoma de Alagoas. “São milhares de alagoanos e alagoanas que estão sendo prejudicados e o ministério da Saúde precisa nos dar respostas. Se houve mudança ou alteração no repasse federal para o programa do glaucoma, não é admissível que este fato penalize quem precisa do atendimento nas clínicas e, principalmente, quem depende do fornecimento do colírio pelo SUS”, afirmou Marx Beltrão.

Na última segunda-feira (18) uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) debateu o problema sofrido por pacientes do programa de tratamento de glaucoma, que está funcionando com redução dos recursos há mais de um ano. Em 2017, o valor do repasse destinado ao tratamento de glaucoma no estado teria sido reduzido de R$ 24,5 milhões para quase 4,4 milhões anual. A redução seria a responsável pela suspensão no fornecimento do colírio aos pacientes. A audiência pública na ALE foi proposta pelo deputado estadual Davi Davino (PP).

O glaucoma é uma doença nos olhos que pode levar à cegueira. Causada pela lesão do nervo óptico e relacionada à alta pressão do olho, o glaucoma pode causar sérias alterações no campo visual. O tratamento é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e a estimativa é de que entre 2% e 3% da população brasileira acima de 40 anos possam ter o glaucoma. Colírios que controlam a pressão intraocular são indicados para amenizar e controlar a doença, e são estes colírios que não estariam sendo fornecidos mais aos pacientes alagoanos.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Após afastamento de secretário, Governo define quem assume Secretaria de Saúde MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal