Marx Beltrão quer liberação de FGTS e indenização rápida para famílias do Pinheiro

Publicado em 23/01/2019, às 15h04
Assessoria -

Assessoria

Em audiência na Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) em Brasília, nesta quarta-feira (23), o deputado federal Marx Beltrão solicitou que o órgão atue no sentido de agilizar, com a máxima urgência, os processos de indenização das famílias que tiveram suas casas condenadas ou que estão deixando o bairro do Pinheiro devido ao risco de “afundamento” da região. 

LEIA TAMBÉM

Beltrão também solicitou que a Secretaria sensibilize o governo a liberar de modo o mais rápido possível o recurso das contas ativas de FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e caso haja também do PIS/PASEP dos proprietários dos imóveis e demais moradores do bairro, para que estes habitantes possam adquirir novos imóveis e arcar com custos como mudanças e realocações.

“Semana passada rei vindiquei esta audiência e hoje estou apresentando cinco pleitos à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil solicitando que esta articule o governo federal para que o sofrimento da população do Pinheiro seja minimizado. Além de pedir explicações sobre os fatos, acredito que neste momento de angústia para a população resolver questões práticas de reparação financeira para as famílias é medida inadiável” disse o parlamentar. No órgão federal, Marx Beltrão foi recebido pelo secretário nacional coronel Alexandre Lucas.

Além de solicitar agilidade na indenização das famílias e pedir a liberação de recursos do FGTS dos moradores, Beltrão também solicitou que os bancos públicos como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal disponibilizem linhas de financiamento imobiliário sem juros, com juros reduzidos e prazos de carência ampliados para pagamento por parte dos habitantes do Pinheiro.

Na sequência, Beltrão solicitou ainda que estes bancos, ao lado do BNB e do BNDES, ofertem linhas de empréstimos com condições diferenciadas para os micro, pequenos, médios e demais empreendedores e empresários prejudicados com as rachaduras no bairro. “São medidas que, se adotadas, são de grande importância para reduzir o drama das 19 mil pessoas afetadas pelo problema”, afirmou Beltrão.

Por fim, o deputado também pediu que a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil busque junto ao município, ao estado e à União o reforço da segurança na área devido a saída dos moradores. “Lamentavelmente, o ‘abandono’ do bairro pode ser um vetor para o aumento de ações como vandalismo, furtos e roubos na área”, disse o deputado.

Barra Nova

Marx Beltrão aproveitou a reunião e pediu providências quanto ao caso da Barra Nova. Devido ao avanço do mar, a Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro decretou situação de emergência para o povoado, situado no Litoral Sul do estado. “Trata-se de outra questão que necessita de apoio federal. Apresentei informações à Secretaria sobre a Barra Nova, a fim de subsidiar a tomada de decisão sobre ações em socorro da Barra Nova”, disse Beltrão.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer