Mecânico que sobreviveu a queda de avião da PF foi 'projetado' para fora

Publicado em 08/03/2024, às 14h24
Reprodução / Redes sociais -

Mariana Durães / Folhapress

O mecânico que sobreviveu a queda de um avião da PF provavelmente "projetado para fora da aeronave", segundo avaliou um dos bombeiros que atendeu à ocorrência.

LEIA TAMBÉM

Walter Luís Martins sobreviveu ao incêndio que tomou o avião após a queda. "Ali, por conta da cinemática da queda do avião, a vítima foi projetada e essa vítima acabou ficando distante das chamas, do incêndio que foi gerado ali logo na sequência da queda. Isso pode ter ajudado a não ter sofrido com essas chamas, com esse incêndio", explicou o tenente Henrique Barcellos, que atendeu à ocorrência.

Posição na aeronave foi importante. Uma outra suposição dos bombeiros é de estar na posição de passageiro pode ter ajudado: "Tudo depende de um trabalho de investigação, mas é que o mecânico estava num ponto mais atrás da aeronave em relação aos pilotos".

"Os pilotos estão ali no bico, no nariz do avião praticamente. E essa posição mais atrás pode ter trazido também uma certa proteção ao mecânico, de não sofrer o primeiro impacto e também de não sofrer com aquele incêndio na parte frontal do avião", completou o tenente.

Mecânico foi o único sobrevivente do acidente. Ele foi socorrido pelos bombeiros e levado para o hospital João XXIII, na capital mineira.

O mecânico "está bem". "Pessoal, quero tranquilizar a todos em relação ao Walter (...) Informo que ele está bem e logo estará em casa", escreveu a esposa dele, Eliane Martins, em publicação no Facebook.

As vítimas fatais são os policiais federais Guilherme de Almeida Irber e José Moraes Neto. Os dois eram comandantes de aeronave e trabalhavam na Coordenação de Aviação Operacional da Polícia Federal, em Brasília.

O ACIDENTE - O Cessna Aircraft 208B chegou a decolar, mas caiu instantes depois. Segundo os bombeiros, a aeronave perdeu altitude, caindo na área lateral da pista.

Imagens mostram muito fogo e fumaça no local da queda. Vídeos do acidente foram compartilhados nas redes sociais.

Esta é a terceira ocorrência com o avião. Em 2020 e em 2019, foram registrados dois incidentes de "estouro de pneu", de acordo com dados do Cenipa. O mais recente em um pouso no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e o primeiro em Jundiaí (SP).

A FAB informou que investigadores foram acionados para apurar as causas do acidente. "A conclusão da investigação terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes", diz a Força Aérea Brasileira.

PF lamentou o ocorrido e disse que investiga o caso. "A Polícia Federal informa, com profundo pesar, que uma aeronave pertencente à instituição sofreu um acidente na tarde desta quarta-feira (6/3) no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte/MG", diz a nota.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Entenda o fim da escala 6x1 e o que deve mudar na rotina dos trabalhadores no país Funcionários de limpeza das salas VIP eram usados para tráfico de drogas no aeroporto de Guarulhos Após ventania, São Paulo tem 1,5 milhão de clientes sem energia VÍDEO: suspeito de jogar mulher do 10º andar chorou ajoelhado diante do caixão