Medicação antigripal em excesso pode prejudicar coração; entenda

Publicado em 22/10/2016, às 11h18

Redação

Tempo frio, lugares fechados e sem ventilação favorecem a circulação dos vírus que desencadeiam doenças respiratórias comuns no inverno, como gripe, resfriado e rinite. Para aliviar os sintomas incômodos destes problemas é costume recorrer aos remédios antigripais. Nessa época do ano, o consumo deste tipo de medicação é muito maior.

LEIA TAMBÉM

Mas se por um lado estes remédios ajudam a amenizar os sintomas típicos das doenças respiratórias, por outro trazem riscos para pessoas que apresentam algum tipo de cardiopatia. “Normalmente estes remédios liberam epinefrina, substância que funciona como estimulador cardíaco e pode aumentar a frequência dos batimentos e elevar a pressão arterial”, explica o cardiologista Marcelo Sampaio.

Esse quadro é especialmente perigoso para pacientes hipertensos, pessoas com angina ou outros problemas coronários. No entanto, o cardiologista esclarece que o problema está na dosagem. “Esses remédios não são contraindicados, mas não devem ser usados inadvertidamente”. Em pessoas que não apresentam problemas cardiovasculares, podem provocar palpitações.

Segundo ele, um erro comum é prolongar o uso da medicação na esperança de que irá sanar a doença. “O remédio de gripe deve ser usado somente no começo, para cortar o sintoma. Ele não mata o vírus”. O período de uso recomendado é de 48 horas. Outro entendimento equivocado e bastante comum é de que antigripais previnem a doença. De acordo com o médico, a única forma de prevenção é através da vacina. “Todo paciente coronário deve tomar a vacina antigripal”, orienta o cardiologista.

Pesquisadores canadenses descobriram que a vacina pode reduzir o risco de um ataque cardíaco em 50% e de mortes cardíacas em até 40%. No Brasil, adultos e crianças com problemas pulmonares e cardíacos fazem parte do chamado grupo prioritário da vacinação contra gripe e a recebem gratuitamente. O prazo para a vacinação gratuita no SUS terminou em maio.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer