Meganavio que mede 3 Maracanãs chega nesta terça-feira a Santos e 'trava' balsas

Publicado em 08/11/2022, às 13h52
Reprodução / M.L Jacobs / Marine Traffic -

Folhapress

O meganavio de carga APL Yangshan está com a chegada marcada para nesta terça-feira (8) no Porto de Santos, em São Paulo, em uma operação que levará até à interrupção da travessia de balsas entre a cidade e a vizinha Guarujá.

LEIA TAMBÉM

A embarcação partiu de Singapura em 18 de outubro e deve alcançar o litoral paulista por volta das 13h, segundo o site Marine Traffic, quando fará manobra para atracar no cais santista.

O navio fez contato pela última vez com o Sistema de Identificação Automática do provedor, que fornece informações em tempo real sobre os movimentos dos navios, na África do Sul, antes de iniciar a travessia pelo oceano para chegar ao Sudeste do Brasil, há seis dias.

Em suas redes sociais, a prefeitura de Santos informou que o trânsito de balsas para o Guarujá será interrompido entre 13h10 e 15h de hoje "por conta da passagem de um navio de 347,09 metros", comprimento equivalente a três campos de futebol do Maracanã. O estádio no Rio de Janeiro tem campo de 105 metros de comprimento e 69 de largura, redimensionado antes da Copa no Brasil, em 2014, para seguir o padrão estabelecido pela Fifa.

A administração municipal sugeriu duas alternativas aos usuários que dependem do serviço: se programar para não enfrentar a paralisação ou se deslocar de forma terrestre, se possível.

O MEGANAVIO - Construído em 2012, o navio mercante que carrega a bandeira da Singapura também tem 45,27 metros de largura e pode transportar 10.800 TEUs, medida usada como padrão no mercado naval, que equivale a unidades de 39 m³.

Há pouco mais de duas semanas, em 24 de outubro, Santos enfrentou uma operação parecida para receber outra embarcação gigante, o navio M/V CMA CGM Vela, de bandeira alemã, também com 347 metros de comprimento e capacidade de transportar até 10 mil contêineres, que também interrompeu a circulação de balsas no mesmo horário.

A interrupção do trânsito marítimo segue uma determinação das autoridades portuárias - registrada na portaria 74/2021, da Capitania dos Portos - e da Marinha do Brasil.

O navio que atraca hoje em Santos pertence à NOL Liner Pte, de acordo com a Marine Traffic. Fundada em 2012, mesmo ano de construção do APL Yangshan, a empresa é especializada em frete e transporte de carga.

Os motivos da viagem da embarcação ao Brasil e sua carga não foram divulgados.

Segundo o site Port Technology, especializado na indústria naval, o atual recordista de maior navio do mundo é o The Ever Alot, projetada pela gigante chinesa CSSC (China State Shipbuilding Corporation). A embarcação foi entregue em junho deste ano à nova administradora, a companhia Evergreen Marine, especializada em transporte de cargas.

O The Ever Alot tem capacidade de transportar 24.004 TEUs e tem 400 metros de comprimento, com 61,5 metros de largura.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Protótipo de carro voador produzido no Brasil faz primeiro voo Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP Polícia Federal mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares Conteúdo pornográfico é exibido em TV de recepção de hospital