Meio Ambiente aprova uso de recursos dos fundos constitucionais para recuperação de rios

Publicado em 05/12/2019, às 22h32
Agência Senado -

Agência Senado

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou o Projeto de Lei 9112/17, do Senado Federal, que autoriza o uso de recursos dos fundos constitucionais para financiar projetos de revitalização de rios nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

LEIA TAMBÉM

O relator, deputado Jose Mario Schreiner (DEM-GO), recomendou a aprovação. “Essa medida é muito bem-vinda, pois parte dos projetos de revitalização devem ser executados pela iniciativa privada, entre eles a restauração das áreas desmatadas”, disse o parlamentar.

“Além disso, buscando-se a mudança nos padrões de produção na bacia hidrográfica em prol de uma economia pautada nos produtos da biodiversidade, poderão ser fomentadas atividades sustentáveis, como o ecoturismo e o turismo rural, a agroecologia e a extrativismo”, concluiu.

A proposta em tramitação na Câmara dos Deputados altera a Lei 7.827/89, que criou os três fundos constitucionais: do Norte (FNO), do Nordeste (FNE) e do Centro-Oeste (FCO). A norma prevê que os recursos sejam usados em empreendimentos que preservem o meio ambiente.

Tramitação
O projeto ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para o Plenário.

O projeto já foi aprovado pela Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Mulher é mordida por capivara e tem partes do corpo arrancadas Líder do PL na Câmara dos Deputados nega desvios de verbas Protótipo de carro voador produzido no Brasil faz primeiro voo Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP