Meirelles: equipe econômica analisará previsão da inflação para fixar meta

Publicado em 08/05/2017, às 14h44
-

Redação

A equipe econômica analisará os dados sobre previsão da inflação para fixar a meta de 2019, afirmou nesta segunda-feira, 8, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Ele lembrou que o Conselho Monetário Nacional (CMN) fixará a meta de inflação para 2019 no próximo mês. 

LEIA TAMBÉM

"Em junho, vamos fixar a meta de inflação para 2019 e vamos levar em conta, evidentemente, a previsão para a inflação de 2018 e, principalmente, para 2019. Até lá, vamos observar tudo com muito cuidado, para tomar a melhor decisão possível, para não só garantir que a economia brasileira continue a crescer, como a inflação esteja na meta", disse Meirelles, após ser condecorado com a Medalha da Vitória, no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Aterro do Flamengo, no Rio.

Questionado se o nível atual da inflação permitiria uma redução na meta, Meirelles disse que é preciso aguardar. "As expectativas de inflação estão se ajustando a uma nova dinâmica da economia brasileira", disse o ministro. "O Brasil está se organizando, a economia está se organizando. Tenho certeza de que o Brasil vai poder, portanto, começar a crescer a taxas fortes, cada vez maiores, com as reformas que estão sendo feitas e com inflação na meta e taxas de juros cadentes", afirmou Meirelles.

O ministro tampouco comentou sobre a possibilidade de o Banco Central (BC) acelerar o ritmo de alívio da política monetária. "Vamos aguardar. O Banco Central está tomando a sua devida decisão e vai fazer o anúncio na data adequada. Devemos aguardar e confiar que o BC vai tomar a melhor decisão possível", comentou Meirelles.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Câmara aprova regime de urgência para projeto que cria o “imposto do congestionamento” Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado