Meirelles: mercado reage à possibilidade de guinada na política econômica dos EUA

Publicado em 11/11/2016, às 17h51

Redação

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta sexta-feira, 11, que os mercados estão reagindo à possibilidade de uma guinada na política econômica dos Estados Unidos, sob a futura administração Donald Trump, marcada por corte nos impostos e elevação das despesas públicas. Com isso, as expectativas de inflação sobem, assim como os juros futuros, diante da perspectiva de elevação maior na taxa básica americana.

"Temos que primeiro aguardar o que o presidente eleito dos EUA de fato vai fazer. Essa expectativa e volatilidade toda dizem respeito a um discurso de campanha", afirmou Meirelles, após participar de seminário, fechado à imprensa, na Federação das Indústrias do Rio (Firjan). "Isso está se discutindo como uma hipótese e os mercados estão reagindo a isso, mas não sabemos o que o presidente americano de fato vai fazer", completou o ministro.

Segundo Meirelles, diferentemente dos mercados, o governo tem de agir com tranquilidade e serenidade. "O importante é que o Brasil precisa estar com a economia forte o suficiente para enfrentar essas mudanças no cenário internacional. Para isso, temos de fazer as reformas necessárias, e estamos fazendo", disse o ministro, frisando que o governo está "fazendo o dever de casa", e que o projeto de reforma da Previdência está sendo concluído.

LEIA TAMBÉM

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Câmara aprova regime de urgência para projeto que cria o “imposto do congestionamento” Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado