Melhor ova de peixe mora no Farol

Publicado em 19/02/2016, às 10h24

Redação

Novidade no Bar da Pata: legumes com ovas do peixe Dourado na manteiga

Os legumes coloridos escondem várias ovas do peixe Dourado, cozidas na água, sal, limão e coentro. Em seguida, são douradas na manteiga com pimentão, cebola, repolho roxo e coentro. Um espetáculo de apresentação, as cores e o aroma da manteiga fascinam o paladar.

LEIA TAMBÉM

Pois bem, a exuberante ova de peixe com legumes, farofinha (manteiga e cebola) e vinagrete, é o mais novo petisco do Bar da Pata, que em maio deste ano completa 45 anos sob o comando das damas da gastronomia alagoana, Osvolusia de Andrade Pontes ou, simplesmente, Lu, e  Socorro Alves.

Nesta segunda foto retirei os legumes para mostrar a porção generosa das ovas na manteiga

Bar da Pata é uma paixão alagoana, boteco elegante, no verão é quente, mas uma cerveja sempre gelada é o sonho. Nestes anos todos, o reinado é das patinhas de caranguejos na água e sal ou no molho de tomate.

Comida boa, cerveja gelada e a música popular brasileira também são do meu agrado, assim é o Bar da Pata. O tempero é igual não importa o ano, sol ou lua. As boas vindas da casa é o primeiro caldinho de pata de uçá ao molho de tomate. Tradição que não sai de cartaz.

Primeiro caldinho de pata dá as boas vindas aos clientes do bar e cerveja

Curiosidade – A história da pata ao molho de tomate começou com Lu ainda pequena. Era sua refeição predileta, preparada com esmero pela sua mãe Quitéria. Quando ela e sua mãe abriram uma loja para vender picolés e sorvetes, teve um freguês que sempre ouvia as marteladas ao fundo da casa. Curioso, ele perguntou o que era aquilo. Dona Quitéria explicou que era sua filha Lu, quebrando as patinhas do caranguejo.

Lu e Socorro, duas damas queridas da gastronomia alagoana

O desejo de saborear as patinhas fez o bom senhor pedir encarecidamente que lhe cedesse duas, dona Quitéria, uma mulher do bem, presenteou o rapaz com a iguaria. Ele aprovou, e disse: “Amanhã volto e quero comer patinhas”, e assim começou a saga das patolas ao molho de tomate. Todo mundo sempre retorna para saborear a iguaria dos mangues de Alagoas e Sergipe.

Amo no Bar da Pata:

Pata ao molho de tomate, tradição de 45 anos do Bar da Pata

Agulhinhas sem espinha outro destaque do bar da Pata

Rota Bar da Pata

Preços a partir de R$5,00. Ova de peixe – R$41,00

De terça à quinta, das 15h00 até meia noite – De sexta à sábado, das 11h00 até meia noite

Rua Gonçalves  Dias, 222 Farol. Depois do Colégio Madalena Sofia e do Banco do Brasil, primeira à esquerda. Mais informações no 3326.1024

Aceita cartões de crédito e débito.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bodega do Sertão é nosso filé Que maravilha de cookie!!! Sá Menina também é Natal Já é Natal, que tal um chocotone da Syl?