☰
✕

Menino de 9 anos que era torturado pelo pai é resgatado no Amazonas

Publicado em 07/12/2021, às 15h43
Reprodução -

G1

Um menino de 9 anos que era torturado pelo pai e pela madrasta foi resgatado pela Polícia Civil na segunda-feira (6), em Manaus. O casal foi preso em flagrante pelo crime. Segundo informações da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), o caso ocorreu no bairro Gilberto Mestrinho, na Zona Leste da capital.

LEIA TAMBÉM

Segundo a delegada Joyce Coelho, a criança era acorrentada durante a noite e dormia assim e, caso necessitasse ir ao banheiro, ninguém o ajudava. O menino apanhava constantemente por qualquer motivo. Em depoimento à polícia, o pai contou que acorrentava a criança todas as noites pelo fato de o menino urinar na cama da irmã mais nova e também tomar o iogurte dela.

O menino teria começado a morar com ele após a separação dos pais. A mãe biológica teria abandonado o garoto há cerca de 4 anos. Segundo informações da polícia, o garoto frequentava a escola no período da tarde, mas ficava calado sobre a violência que sofria por medo de apanhar mais caso alguém ficasse sabendo da situação.

Além da criança que era acorrentada, outras duas, de 8 e de 2 anos, também moravam na casa. Não há informações se elas também eram vítimas de tortura. O menino agredido foi levado a um abrigo. Os outros dois filhos do casal vão ficar com parentes.

De acordo com a Depca, o casal responderá pelo crime de tortura. Eles serão encaminhados à audiência de custódia na Central de Recebimento e Triagem (CRT), onde permanecerão à disposição do Poder Judiciário. O crime de tortura tem pena de até 8 anos e pode ser agravado pelo fato de o agressor ser o pai biológico e de a tortura ser cotidiana.

Violência contra crianças

Uma criança de 11 anos foi resgatada em Campinas (SP), em janeiro, após ser encontrada por policiais militares com as mãos e pés acorrentados dentro de um barril de ferro em uma casa. Segundo a PM, o menino era mantido em pé no espaço onde também fazia necessidades fisiológicas. O local era coberto por uma telha e havia uma pia de mármore por cima para impedir a saída dele. Depois do resgate do menino, o pai da criança, a namorada dele e uma filha dela foram presos e denunciados pelo Ministério Público à Justiça pelo crime de tortura.

Em São Paulo, em um caso similar, um menino de 3 anos que era mantido nu, sem alimentação e sem água também dentro de um barril foi resgatado em fevereiro. A mãe da criança, de 20 anos, e outra mulher, de 44, foram presas em flagrante e acabaram indiciadas pelos crimes de sequestro, cárcere privado e tortura, segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Assessor de deputada do PSOL é preso em operação sobre exploração sexual de menores Saiba quem são os 15 primeiros indiciados pela PF sob suspeita de crimes no Banco Master Comissão aprova inclusão expressa de casais homoafetivos na Lei Maria da Penha Polícia do Rio investiga MC Poze por suspeita de estupro de adolescente de 16 anos