Mensageiro Flock lança “Detector de Notícias Falsas” no Brasil

Publicado em 04/04/2017, às 08h38

Redação

O programa de mensagens instantâneas Flock lançou no país a versão brasileira do seu “Detector de Notícias Falsas”, que permite aos usuários identificarem informações equivocadas antes de compartilhar.

LEIA TAMBÉM

A ferramenta já existe em variantes internacionais e identifica e sinaliza o conteúdo de mais de 600 fontes consideradas enganosas. Quando os usuários compartilham sem saber URLs suspeitas nas caixas de mensagem da Flock, o recurso faz uma referência cruzada ao link em seu banco de dados.

Quando o conteúdo de uma fonte de notícias não confiável é identificado, a ferramenta imediatamente avisa aos usuários que é uma notícia enganosa. Um ícone altamente visível e uma barra vermelha ao lado da visualização do link torna impossível ignorar o alerta. Fica disponível então a opção de remover o item antes de compartilhá-lo.

Em nosso país, existe um grande problema de disseminação desse tipo de material, sem que haja uma pesquisa ou verificação prévia das fontes. Um estudo realizado pela BBC Brasil sobre o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff revelou que três das cinco histórias mais compartilhadas no Facebook eram falsas.

Da mesma forma, há poucos meses, uma pesquisa revelou que notícias ilegítimas sobre o escândalo da Petrobrás estavam sendo mais compartilhadas do que as matérias verdadeiras sobre o caso.

Este é um grande passo para a organização e erradicação desse tipo de prática, que pode prejudicar a divulgação por parte de fontes seguras. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

WhatsApp prepara atualização com novo recurso de segurança para menores no Brasil Um quinto dos posts em rede social só de robôs é hostil a seres humanos, diz estudo Novas regras do Pix entram em vigor hoje; veja o que muda WhatsApp confirma versão paga e anuncia recursos exclusivos; veja novidades