Meses antes de impactar China, traços do coronavírus apareceram na Espanha

Publicado em 28/06/2020, às 13h03
Futura Press/Folhapress -

Exame

O novo coronavírus, causador da pandemia da covid-19, começou a impactar o mundo em dezembro, quando os primeiros casos da doença foram reportados em Wuhan, na China. Cientistas, no entanto, mostraram que o microrganismo pode ter aparecido bem antes disso — e em outro país.

LEIA TAMBÉM

A Universidade de Barcelona comunicou, nesta sexta-feira, 26, que virologistas espanhóis identificaram traços do vírus em uma amostra coletada de esgoto da capital da Catalunha em março de 2019.

Se houver confirmação de que o vírus estava, de fato, presente na Espanha anteriormente, pode-se concluir que a covid-19 apareceu bem antes do que o imaginado pela comunidade científica.

As informações sobre o estudo foram obtidas pela agência Reuters. Segundo o time de cientistas da Universidade de Barcelona, o descoberta foi feita enquanto eram feitos testes com amostras de esgoto de abril de 2020 para identificar a possibilidade de novos surtos virais. No processo, a instituição resolveu testar amostras mais antigas.

De acordo os pesquisadores, os níveis de SARS-CoV-2 foram baixos, mas o suficiente para o resultado positivo. Mais testes serão feitos para uma resposta mais precisa.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Pedreira da Ilha de Páscoa dá pistas de estátuas enigmáticas dos polinésios Novo estudo sugere que neandertais canibalizavam mulheres e crianças forasteiras Cientistas alertam para poderes de 'armas-cerebrais' que podem controlar memória, percepção e comportamento Estudo investiga o potencial de microdoses de cannabis no tratamento de Alzheimer em idosos